Sem energia nada se move, nada se cria! Sem energia nada voa, nada navega, nada gira, nada se eleva, nada se abaixa, nada se esquenta e nada se esfria! Nada se ergue, nada se coze, nada se corta, nada se costura, nada se transporta e a água não flui em direção a horta! Sem ela, nada se aprende, nada se escreve, nada se vê, nada se carrega, nada se projeta, nada se atira, nada se prende, nada se solta, nada brilha e tudo se pilha! Cancela-se o voo, o cruzeiro, o passeio, a ida ao trabalho, ao cinema, quem sabe, à casa do amigo em Ipanema. Não se sobe ao Corcovado, não se desce em Itaquera, a ponte não se eleva, o almoço não sai e a produção cai. Para-se o trânsito na rodovia, as praças parecem mortas, as lojas fecham suas portas!
Na pauta das guerras, sempre está na ata e é por ela que se mata!
Sem a tal energia, dispensam-se os alunos, interrompe-se o texto, dilatam-se as pupilas, afrouxam-se os membros e os nós das gravatas, descansam-se os olhos e relaxam-se os dedos, enquanto expandem-se os medos. Secam-se as penas, estancam-se os cartuchos, emperram-se os mísseis, cessam-se os radares, restam apenas a terra e os mares e, entre as pessoas, os mais estranhos olhares!
Energia demais espanta, de menos desanima, porém , ao ponto encanta, por não estar abaixo e nem acima!
Portanto, cuide! Não empenhe energia onde a serenidade baste. Não ponha tua voz em contraste, de modo que todos se acheguem e nenhum se afaste!
Vigie a intensidade de tuas ações em todas as circunstâncias. Uma palavra mais pesada pode marcar alguém pelo resto da vida. Um dia a estupidez se cala e o incauto passa, mas naquele que fica , a palavra seguirá falando alto como um camelô na praça. Por outro lado, use da palavra frouxa e passarás por trouxa!
O equilíbrio é santo, por onde quer que passe deixa um rastro de paz e nenhum espanto.
Quem gasta tudo morre cedo! Quem não gasta nada morre por medo!
Uma pessoa só é valorizada enquanto nela houver alguma luz, pois, que essa se faça a mais intensa e longeva possível por toda a tua vida!
Eleve-se o mais que puder, pois, se um dia faltar luz no mundo, teu coração te guiará à porta dos céus!
Marcondes 25 de Setembro de 2013 02:14
13 comments on “Pense bem antes de aplicar a tua energia!”