Logo-grupo-cimm

Nem toda paixão resulta em êxito!

A NarcisoNão há nada mais temeroso que alguém apaixonado por si mesmo. Ricas oportunidades passarão ao largo, sem que esse as veja, pois, para si,  o universo está centrado  em suas inabaláveis convicções. Afinal, para um egocêntrico, o que poderia ter mais valor do que a própria opinião? Aceitar ou, ao menos, considerar outra alternativa, poderia por em risco sua reputação, seu status quo e ferir a própria vaidade. Assim sendo, ainda que se ponha tudo a perder, mantém-se firme em seus pontos de vista, mesmo quando equivocados. Se tudo der errado,…. encontrar-se-á uma justificativa plausível para que outrem seja responsabilizado! Ao menor questionamento, esse erguerá o escudo da experiência pessoal acumulada ao longo dos anos, sem, por vezes, dar-se conta de que fazer tudo sempre do mesmo modo, por anos a fio, não resulta em acúmulo algum de experiência. Um apaixonado pelas próprias ideias, tem duas orelhas, mas não dois ouvidos! Está muito mais preparado para argumentar o porquê de estar certo, do que aberto a ouvir seus clientes, seus superiores, seus subordinados, seus filhos, seus cônjuges, seus alunos, seus professores entre outros sobre outras possibilidades de certezas. Para ele só há uma maneira ótima de se fazer as coisas, à maneira dele.

Contudo, isto não garante que todo egocêntrico vai se dar mal na vida. Porém, sempre que um deles se dá bem, muitos ao seu redor se dão mal, pois o júbilo de um é construído à custa da angústia de outros. Todo merecimento será sempre reservado a si. Por isso mesmo, é impossível que construa uma equipe vitoriosa, já que se houver mérito a ser auferido, esse obviamente será todo seu. Vê-se como um cometa brilhante que arrasta atrás de si um rastro de incompetentes, que nada seriam sem a sua inteligência e favores, ainda que esteja ocorrendo, justamente o oposto. Algum dia os vermes hão de comer-lhe a carne como a de qualquer mortal, desde que não lhe avisem sobre isso, pois se souber optará pelo crematório. Como tudo na vida é uma questão de tempo, lugar, pessoas e circunstâncias, cabe a cada um decidir como deseja chegar ao poder, tanto quanto à quem se submeter. Muitos jamais permitirão que sua vanglória seja ferida, embora isso possa custar-lhes uma chaga na alma ao longo da eternidade.

Há no entanto quem se posicione de modo completamente oposto a esses. Tudo partilham, tudo dividem, tudo servem, tudo inspiram  sem nada requerer para si próprios, talvez seja, bem por isso, que costumam ser lembrados e celebrados. Alcançam autoridade por meio do conhecimento e da competência, e admiração por intermédio da humildade, nunca pela força ou abuso de poder. O verdadeiro líder cerca-se de talentos e orgulha-se da equipe que tem. Vibra com as vitórias de seus aliados e seguidores. Nunca está ocupado para oferecer alguma orientação e quando a faz, guarda segredo. Sente-se mais feliz em favorecer do que ser favorecido. Nada o alegra mais do que contribuir para estar rodeado de gente feliz e competente. Vê em cada pessoa um potencial e não um aborrecimento.  Não raramente, nem se dão conta do valor que têm! Muitas e muitas vezes passam desapercebidos na terra, para serem lembrados nos céus! São como se não trabalhassem para o reconhecimento dos homens, mas, antes disso, dos anjos! Se por um lado tudo aqui possa soar como um exagero, quem sabe sirva de inspiração a quem aqui encontrar algum sentido!

Tenho todo o controle sobre o que escrevo, porém nenhum sobre o que será interpretado. Que o mestre dos mestres me abençoe para que, se esse texto surtir algum efeito, que seja positivo!

Marcondes               08 de Julho de 2013                       23:21

Gostou? Então compartilhe