Logo-grupo-cimm

Elogie mais e seja mais feliz!

SorrisoO êxito pessoal começa quando as pessoas sentem prazer pelo que fazem, quando as pessoas transmitem felicidade a quem precisa do serviço ou produto que elas podem oferecer. Êxito e felicidade andam juntos, são inseparáveis. Pessoas felizes trabalham melhor, produzem melhor, são mais fiéis, mais comprometidas e, também, costumam ser mais admiradas. Talvez , despertem mais inveja, o que não deixa de ser um outro motivo para ser feliz. Ninguém tem inveja do que não tem valor! Você já viu alguém com inveja de cocô do cachorro? Imagine a cena: “Ai, queria tanto ser aquele cocô de cachorro!”

As pessoas só sentem inveja do que é belo, do que e inteligente, do que elas mesmas gostariam de ser!

Por outro lado ….….precisamos aprender a entender a limitação emocional e a dor do invejoso. Ser feliz implica em elogiar mais, promover mais sorrisos nas pessoas e criticar menos, murmurar menos, reclamar menos. Atitudes negativas atraem negatividade. Seja franco e elogie as pessoas, com sinceridade, quando estas fizerem algo acima do esperado ou possuirem qualidades que as distinguam de outros. Distribuir sorrisos e elogios sinceros é um modo de tornar melhor a si próprio, de tornar-se uma pessoa querida, esperada e bem vinda. Nada contra fazer uma crítica construtiva (quando necessário!), contudo, pouquíssimas pessoas assistiram a aula “Como fazer da crítica algo construtivo!”. Se for criticar, critique com e por amor. Talvez a palavra aconselhar caisse melhor aqui.

De modo geral as pessoas estão sempre mais prontas para criticar e menos prontas para elogiar. Creio que isso venha do berço, algo cultural mesmo. Nem por isso, tal costume é imutável.  Muitos temem elogiar e em seguida serem assediados por uma solictação de aumento de salário, alguma concessão, algum favor.  É preciso aprender a lidar com isso, para poder exercer  a maravilhosa prática do elogio e sem ser falso. Todo elogio costuma voltar em forma de gratidão e simpatia. Duvida? Você já tentou? Em tua vida tens sido mais crítico ou mais elogiador, motivador?

Não confunda ser elogiador com ser político. Politicos elogiam por puro intersse e pensando em si mesmos. Uma pessoa elogiadora e, portanto, mais motivadora elogia para ajudar uma outra pessoa a ser mais feliz! Sim, quem elogia alegra mais o mundo, quem critica o entristece.

Outro ponto importante é aprender a receber os elogios e os sorrisos com humildade e ética. Não é porque alguem te elogiou ou sorriu para você que, necessariamente, essa pessoa deseja algo mais do que apenas ser educada e simpatica! É elegante saber tanto perdoar a acidez dos críticos, quanto receber a doçura dos simpáticos. Ser humilde não significa se diminuir. Por exemplo, se alguém te diz: ” Nossa como você está bonito (a)! Não precisa responder: “Imagine, impressão sua!”, ou se alguém diz: “Nossa que blusa linda, caiu muito bem em você. Que bom gosto heim?” e você responde “Paguei R$ 20,00 na 25 de Março!” Acostume-se a dizer: “Ora! Muito obrigado!” e ponto.

Quando elogiar, não elogie o sapato bonito, elogie a pessoa pelo bom gosto que ela tem de saber escolher um sapato! Não elogie o trabalho, elogie a competência do indivíduo que o realizou! (Não é mesmo Samanta Luchini?)

Elogios verdadeiros e sorrisos fraternos podem fazer verdadeiros milagres na vida das pessoas e no ambiente de trabalho também.

Assista ao vídeo do link abaixo e confira!

http://www.youtube.com/watch?v=PWSMOxOlOac

Marcondes         21 de maio de 2013               02:13

Gostou? Então compartilhe