Sim! Realiza muito mais, pois seu vocabulário comporta muito mais verbos de ação e substantivos de real importância, do que adjetivos meramente adulativos e ornamentais! Trata-se de alguém que fala para dar sentido ao que deve ser feito, ao invés de, apenas preencher o silêncio com palavras insossas que levarão os negócios a lugar algum!
Elogia com sinceridade e sem excessos, critica sempre construtivamente. Só fala, se o que pretende dizer, puder ser falado na frente de todos e, também, se contribuir para o avanço das negociações. Sua retórica deve, ao mínimo, construir um ambiente amistoso e de confiança mútua. Evita parecer frio. Porém, conversas sobre assuntos do cotidiano, piadas ou brincadeiras, as utiliza, apenas, se forem de bom gosto e livres de obscenidades.
Para ele, as melhores palavras são aquelas apropriadas a qualquer ambiente e a qualquer público. Nunca fala de uma outra pessoa sem que esta esteja presente. Pois entende que sua imagem reflete a imagem de sua empresa. Procura reger-se pela fineza! Todavia, só muda o rumo da prosa, depois que o objetivo da reunião for atingido! Sua vida e seu trabalho são embasados em firmes propósitos de beleza, justiça, bondade e nobreza de espírito.
O profissional positivo assume o papel de embaixador da empresa que representa. Tem para si que a empresa é ele, em todas as circunstâncias. Sejam elas favoráveis ou desfavoráveis. Trata-se de alguém que pensa como gestor de negócios, decide como administrador e age como estrategista! É por princípio ético! Ainda que sua empresa não o seja! Age assertivamente, tanto quando trata com o cliente, quanto quando trata com seus superiores ou quaisquer outras pessoas. Entende que os clientes, antes de crerem na empresa que representa, creem e confiam primeiro nele. Seu grande patrimônio é a fidelidade que obtém desses. Quando e se passar a representar outra marca, levará consigo uma legião deles.
Entre outras curiosidades, esse tipo de profissional está sempre de bom humor, pois acredita que seus companheiros nada têm a ver com suas dores e dilemas. De nada reclama e nunca pede aumento de salário. Ao sentir-se menosprezado ou injustiçado, de alguma forma, muda de emprego ou inicia seu próprio negócio! Dá tempo suficiente para que percebam o seu valor e o remunerem adequadamente. Se isso não ocorre, parte em busca de algum outro empregador que o faça. Confia no próprio talento e tem muita coragem e ousadia para encarar novos desafios e mudanças.
Sua mente é treinada para focar sempre o lado positivo das coisas. Seus pensamentos são fortemente direcionados a tudo quanto puder ser considerado um bem supremo. Vive intensamente e é uma pessoa feliz por decreto, pois encara seus desafios como bênçãos de aprendizado. Por conta disso tem mais saúde! É mais feliz! Aparenta ser mais jovem do que realmente é! Dura mais! Faz do mundo um lugar melhor!
Marcondes, 13 de julho de 2016 23:15