Vender é provavelmente uma atividade tão antiga quanto o próprio homem. Existem uma infinidade de razões para que transações comerciais ocorram e a cada dia surge mais uma. A dinâmica do mercado depende de que uma mesma mercadoria seja valorizada de modo distinto pelas partes interessadas no negócio. A força motriz de uma venda reside no fato de a parte interessada em comprar perceber mais valor em um determinado produto ou serviço do que o preço solicitado pela parte interessada em vende-los. As negociações de vendas chegam ao seu clímax quando… duas pessoas aceitam, ou rejeitam, os termos propostos na oferta. Se não houver um acordo, podem continuar negociando até que haja um balanceamento de valores aceitável por ambas as partes na determinada operação.
Há sempre uma margem a ser negociada entre o máximo preço que um determinado cliente estaria disposto a pagar e o mínimo preço pelo qual um certo vendedor aceitaria vender. Cabe então, ao comprador, encadear seus melhores argumentos a fim de convencer o fornecedor a receber um pouco menos, enquanto ao fornecedor cabe expor suas mais convincentes justificativas, para que o cliente pague um pouco mais. Simples assim. De modo geral quem argumenta melhor leva vantagem. Diante desse fato torna-se interessante saber quais as características dos argumentos mais convincentes, ou seja, que fatos poderiam tornar a outra parte mais propensa a ceder. Isso, com certeza, daria para escrever um artigo, contudo, meu objetivo hoje é questionar a cada um o seguinte: “Que motivos pessoais o norteia quando entra em uma negociação de venda?”
Não tenho a intenção de esgotar esse assunto, mas valendo-me do que tenho percebido ao longo da vida, listei alguns possíveis motivos na sequência:
Como se vê, há distintos motivos que podem mover alguém em direção a mais ou menos vendas. O nível de realizações, o prazer em ser um grande realizador está muito calcado em como cada um se vê ou na importância que cada indivíduo dá a si próprio ou à sua respectiva profissão. Algo me leva a crer que as pessoas de espírito mais elevado devem, por força de suas crenças mais nobres, chegarem a resultados mais expressivos, além de deixarem um legado de inestimáveis préstimos por onde quer que exerçam a nobilíssima profissão de vender!
Marcondes 29 de Agosto de 2013 00:00
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