Recupere a coragem de enfrentar a chuva!

A ansiedade é uma grande sugadora de energia. Muitas vezes, bastam rumores de que o clima vai piorar para que subam os níveis de adrenalina na corrente sanguínea de muitos; elevando ainda mais seus índices de tensão nervosa, que em geral já se equilibra no fio da navalha. A tensão é um moto-perpétuo ante a ausência de autoconfiança. Nem sempre nuvens pretas se convertem em tempestade e nem raios só caem quando há chuva.  Contudo, na maioria das situações turbulentas, o estresse emocional faz mais estragos  do que a turbulência em si. Preocupar-se em demasia bloqueia a paz de espírito necessária ao senso criativo. Quem por demais se preocupa, mais se alucina do que em verdade vê. Seja precavido e acerque-se  de parceiros em quem possa confiar, contudo, esteja certo de que nem a chuva forte, nem o sol intenso pode abalar as estruturas do que for construído sobre os firmes alicerces da razão e da boa fé. Nenhum perigo é menor do que o tamanho que a ele atribuímos. De nada valem as armas e os recursos quando falta a coragem!

11 comments on “Recupere a coragem de enfrentar a chuva!”

  1. Irandilson Responder

    Bom dia, meu caro colega.
    Parabéns pelo artigo, não há nada melhor do que começar o dia com este entusiasmo e verdades
    absolutas contidas neste texto.

    Iran..

    • Marcondes Responder

      Prezado Iran!
      Me perdoe a demora em responder.
      Esta semana estamos no Anhembi acompanhando a 29ª Feira Internacional da Mecânica e não estou conseguindo manter minha correpondencia em dia.
      Obrigado pela visita ao Blog e por seu comentário motivador.
      Espero que os futuros posts também sejam do seu agrado.
      Grande abraço!
      Marcondes.

  2. Anderson Responder

    Rute 1:16
    16 – Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;

    Abraços !!!
    Anderson

    • Marcondes Responder

      Olá Anderson!
      Muito obrigado pela visita e pelo comentário.
      Li (na verdade ouvi, pois era um audio livro) recentemente o livro de Rute e essa passagem é realmente marcante, pela demonstração de lealdade de Rute à sogra dela.
      Creio que histórias como a de Rute nos servem como referência e inspiração sobre o caminho a seguir para a consolidação de um carater dígno de aplausos.
      Um grande abraço e mais uma vez obrigado pela visita!
      Marcondes.

  3. Edilson Alves Responder

    Boa tarde querido amigo, de fato nos deixamos levar por demais, temos a tendência de dar atenção ao que nos é apresentado como sendo de fato, algo que ainda não foi. Me lembro de meu mestre maior Jesus dan do seu primeiro sermão e vendo que as pessoas estavam exatamente assim, algumas cheias de medo e sem esperança, outras buscando mais do que precisavam. Bom sua fala foi, NÃO SE PREOCULPEM COM O DIA DE AMANHÃ, é claro que o Senhor Jesus não estava falando para ficarmos estáticos, e para não darmos a devida atenção ao que nos cerca, mas para termos a certeza de que não importa o que aconteça, não importa o que vai acontecer, o importante é saber que em todas as situações Ele estará conosco!!!

    Deus te abençoe!!!!

  4. Marcondes Responder

    Olá Edilson!
    Que a paz esteja com você!
    Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Como está escrito, a cada dia cabe a sua própria preocupação.
    Epicuro escreveu:
    “Se o mal que te abate tem solução! Por que se preocupar?”
    E depois complementou:
    “Se o mal que te abate não tem solução! Por que se preocupar?”
    Se assim ainda não nos é possível ser, ao menos nos lembra que há alternativas para os caminhos que nos parece não ter saída.
    Grande abraço e obrigado pela visita!
    Marcondes.

  5. Salvadora Responder

    Olá Marcondes.

    Obrigada por nos presentear com mais estas belas e inspiradoras palavras. Realmente, a ansiedade, o medo e a insegurança nos fazem sofrer e nos desgatam mais do que o fato que geram esses sentimentos. Porém, é bem difícil lutar contra estes sentimentos, especialmente diante de algo novo, desconhecido.

    Um grande abraço.
    Salvadora Lima

    • Marcondes Responder

      Olá Salvadora!
      Me sinto honrado com tua visita.
      Obrigado pelo comentário.
      Creio que só a disciplina e a determinação poderá nos fazer sair do discurso e consolidar a prática daquilo que pode nos tornar pessoas mais livres.
      Muitos conselhos e recomendações chegam aos ouvidos e quando um deles encontra ressonância em nosso íntimo, pensamos: “É isso mesmo que necessito!” porém, na maioria das vezes, embora concordando, não conseguimos por em prática. Quando isso acontece, quase sempre, há algum tipo de bloqueio que necessita ser removido para que o novo compotamento seja instalado. Algumas pessoas conseguem remove-los sozinhas, más em geral, a ajuda de um pscicanalista pode acelerar o processo.
      Mas uma vez obrigado pela visita!!
      Grande abraço.
      Marcondes.

    • Marcondes Responder

      Estimado Jose Luis!
      Muchas Gracias por tu visita e por tus palavras!
      Una parte importante és encontrar las mejores palabras. Otra parte és convertir las palabras ó ideas en actitudes. Esto és el grande desafio del hombre.
      Cuando percibo que mis palabras hacen buen sentido, me quedo contento por creer que la primera parte ha sido cumprida.
      Grande abrazo!!!
      Marcondes.

    • marcondes Responder

      Estimado José Luis!
      Muchas Gracias por tus palabras!
      Estamos planeando lanzar los posts también en Español y Inglês!
      Así, cuando uno accesar los posts, podrá sleccionar en que idioma leerlo.
      Acaso eso se torne una realidad, contaré con tu ayuda para corrijir my precário Español, pero creo que el tiempo me hará un estperto en tu rico idioma.
      En esta semana estamos en la Feira Internacional da Mecânica acqui en S Paulo (Parque Anhembi).
      Estamos lanzando una nue va revista “Manufatura en Foco” ww.manufaturaemfoco.com.br.
      Se tienes una oportunidad de leer, me envia tus comentários.
      Grande abrazo!!!
      Marcondes.

Deixe uma resposta