Vender é função dos vendedores, porém, atuando como um agente solitário e desvinculado do restante da organização, pouco poderá fazer. Nenhum vendedor vende sozinho, embora seja ele o agente principal da venda. Uma empresa que pretenda maximizar seus resultados em vendas, deve planejar de modo integrado todos os departamentos da empresa, estabelecendo sinergias e fazendo com que todas as metas convirjam para a plena satisfação do cliente.
Vendas, Produção, Finanças devem agir em harmonia de propósitos. O que for vendido precisa ser entregue na data prometida ao cliente e ponto. Tudo o que for vendido, precisa ser faturado e recebido. Eventuais descontos podem ocorrer, porém, todos os custos de administração de vendas devem, no mínimo, ser cobertos. A produção deve estar adequadamente equipada para produzir o que foi vendido e deve receber os pedidos com prazos adequados de produção. Os vendedores devem direcionar as negociações para itens que a produção esteja mais apta a entregar no prazo.
Se o departamento de vendas técnicas sabe que a produção está com dificuldade de cumprir os prazos, convença o cliente a colocar os pedidos com antecedência suficiente, para aliviar as pressões sobre atrasos. Se prometer algo, cumpra! Se não puder cumprir não prometa.
É imprescindível que todo vendedor se torne um articulador, acomodando tensões entre o que a empresa pode fazer e o que o cliente quer. O cliente quer o que ele quer na hora que ele quer e fim! Todavia, a força de vendas deve ensinar o cliente a comprar na hora certa, aquilo que se pode produzir e entregar no prazo.
É óbvio que é mais fácil falar do que fazer! Porém, toda vez que se obter êxito, nesse sentido, a probabilidade de sucesso em vedas aumenta.
Um vendedor ousado é capaz de vender qualquer coisa a qualquer um. Contudo, o profissionalismo exige que se venda o produto certo, na quantidade certa e por um preço justo ao cliente certo, que poderá pagar na data do vencimento da fatura.
O vendedor pode por si mesmo abrir muitas portas, mas tudo fica muito mais fácil se estiver munido de informações úteis e precisas sobre cada cliente estratégico. O que cada um deles produz, para quem vendem, quais são suas principais preocupações, de quem compram, quem e como decidem?
Dificilmente um cliente compraria algo de um desconhecido, por isso o departamento de marketing deve desenvolver a melhor imagem possível, tanto do vendedor, quanto da empresa que ele representa. Sites mal feitos, cotações entregues com atraso, mal elaboradas e difíceis de entender; catálogos de difícil consulta, vendedores marmotas, malvestidos, desinformados, mal treinados, inseguros, mal aparelhados, sem uma boa retaguarda do pessoal do escritório, além de tudo, incapazes de responder prontamente às solicitações dos clientes, na certa, constituem uma recita perfeita para o desprestígio.
Feiras, eventos, palestras e treinamentos mal elaborados e sem brilho; indisponibilidade de meios de comunicação modernos e eficazes, ao quais os clientes mais avançados já se habituaram a usar, só contribuirão para a perda de espaço quanto à preferência dos clientes.
Poderia me entender muito mais sobre vendas técnicas, porém, por hoje basta.
Grande abraço!
Marcondes 29 de fevereiro de 2016 01:24