Logo-grupo-cimm

Saia da Superfície!

0 A Superficie!Antes de entender qualquer pessoa, é importante que se entenda a si mesmo. Isso aumentará muito as chances de que se possa entender aos outros. Alguém capaz de entender a si e aos outros, estará pronto para começar a entender o sentido da vida e o significado de quase tudo. A ignorância pode levar muitos a disputar, com bravura, um ponto de vista equivocado. Quase sempre o ignorante é aquele que raramente passa da superfície do que se revela mais ao fundo. Aprofundar-se é custoso! Não se obtém profundidade por meio da força e sim por intermédio do amor e da paixão pelo saber. Portanto, é natural que toda ideia nova tenha opositores, pois tanto os interesses, quanto os níveis de profundidade de cada indivíduo, costumam ser distintos. Quanto maior a divergência de valores, de crenças e de entendimento, menor o espírito de equipe, menos cooperação e menor harmonia. Sem equiparar suficientemente as visões, as ambições e o grau de compreensão das pessoas sobre um projeto de mudanças que as afete, tanto mais difícil será obter êxito. Discursos acalorados podem mover a superfície das faces, mas não tocam as veias do coração. Mais do que aprimorar técnicas é preciso semear visões e plantar esperanças!

Para que uma mudança ocorra, é necessário que cada pessoa esteja, antes de tudo, resolvida consigo mesma. Com a auto estima no devido lugar, diminui-se a tensão e as disputas por prestígio e território. O que for bom para um, só o será, de fato, se for justo e, de preferência, contribuir para o bem de todos. É muito improvável que os afetados, por uma nova ideia, estejam dispostos a abrir mão da segurança de sua zona de conforto. Quando uma sugestão de mudança tem aceitação unânime é porque algo estranho paira no ar. Ou não há nada de novo na ideia proposta ou a pessoa que sugeriu a mudança vive seus últimos dias e o médico pediu para que não a contrariem. Assim sendo, sempre que estiver difícil liderar um processo de mudança, dada a intensa oposição, relaxe! Faz parte do show e é natural que os aplausos ocorram ao fim do último ato, quando todo o mistério da trama se esclarece!

Alguém poderia me perguntar: Mas e se os aplausos não vierem? Grandes gênios só foram reconhecidos na posteridade, além disso, correr riscos é intrínseco à arte de liderar. Quem não está pronto para correr riscos, talvez nem devesse se levantar da cama, pois  a vida como um todo é uma temeridade. É importante lembrar que há pelo menos dois meios de se obter a unanimidade. Um pela força, conhecido como método MBF – Management By Firing, ou seja, não concorda, tá demitido! Outro pelo amor, conhecido pela tolerância, pelo diálogo, pela persuasão, pela autoridade, pelo conhecimento, pela paciência. É um método mais lento, porém, se começado no tempo certo é infinitamente mais sólido e promove mudanças seguras e frutíferas dentro do prazo esperado. Tudo que é feito com amor gera energia positiva.

Toda mudança real é feita sempre de dentro para fora das pessoas e nunca do contrário! É possível mudar todo um layout de fábrica em apenas algumas semanas, pois máquinas, armários e equipamentos não possuem sentimento, são natureza morta. Já, para mudar a mente de alguém  é preciso conseguir tocar, primeiro, o seu coração e isso só é possível a quem tem profundidade!

Marcondes                     16 de maio de 2014                                     02:41

Gostou? Então compartilhe