Logo-grupo-cimm

Viva hoje! Pode não haver amanhã!

Foto Meramente Ilustrativa

Foto Meramente Ilustrativa

Se você não sabe como, onde e nem quando irá partir desse mundo, relaxe! Todas as pessoas normais não sabem! Se não tens essa informação nem sobre si mesmo, como poderia ter sobre aqueles a quem ama? Não! Nada sabemos sobre nosso próprio fim. Ainda que tenhamos fortes indícios, serão sempre só indícios!

Sim! Algum cético poderia afirmar que os suicidas seriam exceções! A resposta a essa afirmação é: Talvez! Pois nem esses são sempre bem-sucedidos em seus propósitos de autodestruição! Muitos deles são socorridos a tempo de uma segunda chance de aprenderem a viver e amar. Outros, no entanto, no melhor da vida podem ser colhidos para o além, sem qualquer cerimônia ou explicação plausível, ou seja, não depende de ti e nem de mim! Tudo é como é ou, como diria Bernini (um filósofo amigo meu), é assim, porque é assim!

Resumindo, não cabe a nós escolher o como, o onde e nem o quando findaremos. Muitos já são, por demais, arrogantes sem essa informação, imaginem se a tivessem? O que não nos aprontariam se fossem imortais até a determinada data, da qual tivessem consciência? É melhor mesmo que não tenhamos a opção de delegar sobre tal coisa!

Se por um lado isso possa parecer uma enorme privação, por outro, temos toda a liberdade de escolher e delegar sobre como poderemos viver o nosso agora! Sim! Esse nos pertence em toda a sua maravilhosa plenitude e extensão. Cabe a cada um de nós decidir o que faremos dele!

A vida de cada um é formada por um somatório incontável de ‘agoras’. Cada agora bem vivido contribuirá para que tenhamos um belo sorriso nos lábios, quando enfim, nossa chama se apagar! Por outro lado, se nos julgamos imortais, desprezaremos o agora como se fossemos eternos. Um dia, porém, um rosto aflito e pálido, poderá marcar nosso semblante enquanto os vermes nos comem ou as chamas nos consomem! Arre! Me perdoem! Mas é o que tenho pra hoje com todo o carinho!

Muitos ‘agoras’ se passam e com eles muitas oportunidades de dizer coisas como: Pai, Mãe, Mano, Mana, Querida, Querido, Filha, Filho, Mestre, Aluno, Aluna, Amigo, Amiga, Vizinho, Vizinha, Cliente….eu te amo! Eu te perdoo! Me perdoe eu estava equivocado! Posso te dar um abraço? Você pode me dar um abraço? Fale! Gostaria muito de te ouvir! Você é uma pessoa muito preciosa pra mim! Separei esse tempo só pra você! ─ Lembrando que muitas dessas frases deveriam, quem sabe, ser ditas, também, àquela pessoa que te olha, toda manhã, lá do outro lado do espelho, enquanto fazes a barba ou retocas a maquiagem!

Hoje tu és ou estás, contudo, amanhã já poderá não estar, nem ser mais, seja lá o que for que tu hoje és ou estás! Porém, todos ao teu redor estão debaixo de igual destino! Talvez amanhã você ainda esteja, mas alguém a quem tanto queres bem,  possa não estar mais entre nós! Senão podemos decidir sequer sobre o partir ou o permanecer, meu amigo, pense bem! De que nos vale qualquer arrogância ou ostentação? Sendo a vida, ante a eternidade em que estarás inapelavelmente inerte, tão efêmera, não valeria muito mais a pena aproveitar todos os ‘agoras’ de nossas vidas para amar?

Ame todos os momentos da tua vida, sejam estes bons ou ruins, pois estás vivo e poderás por mérito próprio ou por graça ser o agente de mudança para um mundo, progressivamente, melhor. Ame mais, sirva mais, seja mais carinhoso ─ não dói, presenteie mais, faça brilhar o rosto de quem estiver ao teu redor, use mais palavras de afeto, exorcize todos os teus demônios, sendo justo, sendo bom, sendo paciente, sendo espelho Daquele que fez com que teu corpo fosse mais que uma porção de ossos cercados por uma porção de carne!

Bem! Era isso! Com amor,

Marcondes          01 de Julho de 2015    02:55

Gostou? Então compartilhe