Logo-grupo-cimm

Vantagens do vendedor elegante

Decisões comerciais, como gostariam todas as pessoas racionais, deveriam ser tomadas com base em números e fatos. Contudo, muitas vezes, não é isso o que ocorre. Em um mundo movido por emoções e vaidades, a beleza, a simpatia, a cultura e a elegância, ainda movem muitos corações e, por consequência, muitas decisões também. Embora o orgulho técnico de muitos não os permita ver, elegância ainda conta muito.

Há, contudo, nesse imenso mundo, pessoas obtendo grande sucesso em vendas, sem serem elegantes. É verdade! Porém, podem ser classificados mais no campo das exceções. Pense, por exemplo, em um vendedor desalinhado e inculto, porém, carismático. O carisma funciona como um tipo de licença poética para aquele que o possui. Pessoas carismáticas são fáceis de se gostar e, por conta disso, delas, se tolera quase tudo. Pois são pessoas cativantes e sedutoras, uma vez que possuem a dom de se fazerem queridas por todos.

E por que falar de elegância então? Porque a elegância também vende muito e é muito mais fácil ensinar alguém a ser elegante, do que ser carismático. Arrisco a dizer que o ‘carisma’ é algo nato; vem do berço, enquanto a elegância vem da escola!

O que é elegância?

Elegância sem dúvida tem muito a ver com a aparência física, com a higiene, com o modo de se vestir. Porém, não é só isso. Pois tem a ver também com a educação, a polidez, a gentileza, a cultura, a honestidade, a presteza, a sinceridade, a etiqueta empresarial, a moral e a ética, entre outras virtudes. É por meio do vendedor que um cliente tem a primeira impressão de um fornecedor.

Um vendedor grosseiro, malvestido, desorganizado, impaciente, desinformado, mal treinado; não contribuirá muito para o êxito da empresa que representa! Não basta você ser um ótimo profissional. Sua imagem deve corresponder ao estereótipo que as pessoas criam em seu imaginário, sobre quanto elegante deve ser um profissional, que represente uma marca líder de mercado!

Há vendedores tão focados no serviço, na parte técnica e em suas próprias prioridades, que se esquecem dos bons modos, da aparência e de considerar as reais necessidades do cliente. Todo cliente compra com base no que é importante para ele e não para o vendedor!

Um vendedor de calça amarrotada, camisa de cores berrantes e de número menor do que o corpo já exige e, portanto, com botões estrangulados; sapato sujo; com a gravata torta – curta ou longa demais; parte da fralda da camisa para fora da calça; mal hálito; pelos saindo para fora do nariz; cheirando a suor ou com perfume forte e extravagante; cabelo desalinhado; barba malfeita; vocabulário chulo e unhas sujas. Além disso, que fale alto demais; que se perde em assuntos supérfluos; que não leve em conta as prioridades e o tempo disponível do cliente; que promete e não cumpre; que não explora e sana todas as dúvidas desse; que marca horário e chega atrasado; que falta com respeito às recepcionistas e secretárias; que pede nota fiscal acima do valor da refeição; que rouba na quilometragem percorrida, nos relatórios de reembolso; que, para mostrar todo o seu potencial técnico, faz o cliente se sentir um idiota, entre tantos outros pequenos detalhes, com certeza é um vendedor muito deselegante. A não ser que trate com um comprador de mesma índole, é certeza absoluta que perderá espaço nas vendas! Toda pessoa elegante inspira mais confiança e confiança é uma das mais importantes bases da venda!

Marcondes, 05 de fevereiro de 2017       03:56

Gostou? Então compartilhe

6 comments on “Vantagens do vendedor elegante”

  1. Jose Roberto Ferretti Responder

    Chico Paco, isso me fez lembrar de um vendedor ( óbvio que não vou citar o nome), que visitava alguns clientes com uma lanterninha, e dizia : ” eu lhe trouxe a luz porque vc não enxerga nada…) faz muitos anos que eu não ouço falar dele, acho que desistiu. Muito boa essa matéria, abraço.

    • marcondes Responder

      Meu bom amigo José Buscapé!
      Teu comentário sempre me alegra, por ser um bom amigo quase irmão!
      Nos conhecemos há tanto tempo e trabalhamos juntos outros tantos, que seria capaz de apostar todas as minhas fichas de que sei de quem se trata!
      Será que me inspirei na mesma pessoa quando escrevi o que escrevi?!
      Claro que não!
      Eu pensei na pizza carimbada do Ambrózio! Uai!!!
      Grande abraço!
      Uma ótima semana pra você!

  2. Mariza Ferreira Responder

    Parabéns pela matéria muito oportuna em tempos de crise. Hoje melhorar as vendas pode representar a sobrevivência da empresa. O time de vendas deve cada vez mais estar consciente da importância de se trabalhar os fatores humanos para melhorar as chances de venda. A diferença entre o sucesso e o fracasso é uma linha tão tênue que, textos como este, necessariamente nos remete a rever nosso desempenho.

    • viniciuscastro2014 Responder

      Olá Mariza!
      Obrigado pelo comentário!
      Fico feliz com a tua aprovação, uma vez que tem ampla experiência na área de vendas.
      Grande abraço!
      Marcondes.

  3. Manoel Coelho Responder

    Olá Prezados,
    Bom dia,
    Muito interessante a Matéria e oportuna para os dias atuais e serve também para uma reciclagem e tomarmos cada vez mais cuidado com o que falamos e como agimos perante ao nosso cliente. Gostei muito do conteúdo, espero Ler mais matérias assim por aqui.

    Um forte e grande abraço a todos!!!
    Manoel Coelho 47 3433-8081
    Consultor Fiscal Tributário – 47 99621-9656

    • viniciuscastro2014 Responder

      Olá Manoel!
      Muito obrigado pela visita e pelo comentário.
      Fico feliz em saber que gostou do que escrevi.
      Te desejo sucesso!
      Abraço!
      Marcondes.

Deixe uma resposta