Autor


Sou Francisco Marcondes (Francisco Carlos Marcondes).Mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, pós-graduado em Administração de Marketing pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul. Trabalhei 29 anos na Sandvik do Brasil S/A, na área de negócios Coromant que é voltada ao mercado de ferramentas de corte para usinagem. Nos últimos 15 anos, até maio de 2010, exerci a função de Gerente de Marketing nesta empresa.Professor Universitário há mais de 20 anos, trabalho principalmente com assuntos ligados a Marketing, Engenharia, Empreendedorismo e Competitividade. Fui diretor financeiro da Abepro – Associação Brasileira de Engenharia de Produção no período de 2002 a 2003.Editor chefe e jornalista responsável pela revista “O Mundo da Usinagem” durante 10 anos, uma publicação da Sandvik Coromant do Brasil.Colaborador, amigo e fã do CIMM. Considero-me um epicurista estóico cético. Tudo e nada ao mesmo tempo, desde que o desdobramento disso contribua para a elevação do espírito e a valorização da vida, no sentido mais amplo que ela possa ter.

Autor do livro “História do Metal Duro” e também de vários artigos publicados em revistas do campo metal mecânico e marketing, além de anais de vários congressos nacionais.
Co-autor do livro “Tecnologia da Usinagem dos Materiais” já na 7ª edição.
Co-autor do livro “Usinagem em Altíssimas Velocidades” já na 2ª edição.

Palestrante, nos últimos cinco anos, ministrei palestras para mais de 30.000 pessoas.

Entre as empresas e organizações para as quais palestrei, destacam-se:

Empresas:
Acesita, Albarus, Alston, Baumer, Braseixos, Cargil, Cartonagem Flor de Maio, Cemig, Cerâmica São Caetano, Cisper (Manaus), Cofap, ESAB, Eutectic, Gran Sapore, Eaton, Fiat, Ford, General Motors, Homerplast, Honda (Manaus), Kimberly Clark, Komatsu, Krupp, Lemos Brito Congressos e Feiras, Mafersa, Mannesmann, Markup, Maxion, Mazak, Mecalor, Mecânica Pesada, Mercedes Benz, Meritor, Musashi, Parker, Polimolde, Randon, Romi, Sade Vigesa, Sandvik Chile, Scania, Semeato, Shopping Metrópole, Siemens, Sifco, SLC, Spirax Sarco, Telesp, Tecumseh, TRW, Usiminas, Villares, Voith, Volkswagen, ZF.

Organizações não industriais:
ABRH Sta Catarina (SC), Câmara Júnior de Caeté (MG), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos (RJ), Centro Educacional Pitágoras (MG), Centro Universitário Anhanguera (Leme), CETEMP (RS), CTA, FAAP, Escola de Engenharia de São Carlos, Faculdade de Engenharia de Joinville (SC), Faculdade de Engenharia de Sorocaba, Faculdade Anchieta, Faculdades Integradas Newton Paiva (MG), FATEC, Fundação Liberato (Novo Hamburgo), FEA-USP, FGV, ITA, Max Planck (Indaiatuba), OBJETIVO, PUC (MG), PUC (RS), inúmeras escolas SENAI em vários estados do Brasil, UFRGS (RS), UNICAMP, UNIMEP, UNIMINAS, UNIP, UNISAL, UNISINOS (RS), Universidade de Itajubá, Universidade de Passo Fundo (RS), Universidade Bráz Cubas, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federico de Santa Maria (Chile).

Viagens de especialização:
Alemanha, Austria, Argentina, Bélgica, Chile, EUA, Inglaterra, Itália, Peru, Suécia.

Se for do seu gosto, me escreva: marcondes@cimm.com.br e muito obrigado pela visita.

Deixe uma resposta

  1. Belo Site!
    Para o Marcondes que eu conheço ha 25 anos, ou se faz bem feito na primeira vêz ou não se faz! Como sempre faz, sempre faz bem feito e, com certeza; na primeira vez!
    Parabéns,
    Nivaldo

  2. Belo Blog Marcondes, agora temos a oportunidade de pensar junto com você de um jeito criativo, saindo da mesmice.
    Um Grande abraço
    Sucesso
    Doni

  3. Olá Marcondes!
    Achei seu blog muito interessante e educativo.
    Como sempre… vc nos surpreende. Parabéns!
    Gostaria muito de poder compartilhar muitas das matérias e
    pensamentos no site da Adimafer. Tenho sua liberação??
    Tenha um excelente dia! Bjs. Tati.

    • Muito Obrigada pelo alvará!
      Com certeza todos irão gostar muito das suas publicações,
      inclusive já vou começar hj mesmo!!
      Tenha uma excelente semana! Bjaum!

  4. Parabéns pelo Blog, Marcondes.

    Aproveito o ensejo para agradecê-lo pela brilhante palestra com a qual você presenteou a todos nós do curso de Engenharia Mecânica da UNIFOR-Universidade de Forteleza.

    Abraço,

    Francisco Lima.

  5. Meu caro amigo Marcondes, se todos os blogs fossem iguais ao seu, muitas pessoas fariam reflexões de suas próprias vidas.
    Um abraço meu amigo.
    Sucesso sempre pra você.

    • Estimado Gilmar,
      Dizem que o único modo de se comunicar com Deus é por meio da oração.
      Se o homem é mesmo imagem e semelhança Dele, cada um deve Tê-lo interno a si e não vejo outra forma de acessá-lo se não pela reflexão. Tenho feito disso um propósito, refletir e compartilhar, pois assim a vida me tem mais sentido.
      Fico feliz que goste do que tenho escrito, pois verte do coração.
      Grandfe abraço,
      Marcondes.

    • Olá Keny!
      Muito obrigado pela visita ao blog e também por suas palavras.
      O blog me tem sido uma experiência muito agradável. Tem me feito mais feliz e também me sinto mais útil. O pessoal do CIMM tem me ajudado muito. O êxito do blog também se deve a competência deles. A experiência de fazer novos amigos e compartilhar idéias e pensamentos proporciona uma sensação muito boa. A máxima sobre ensinamento, também vale para a escrita, ou seja: “Quanto mais se escreve, mais se aprende o que escreveu”. Uma outra coisa é que os comentários dos visitantes também me ensinam a ver um fato por outras perspectivas.
      Agora ser visitado por gente amiga como você não tem preço.
      A ti, todo o sucesso! Ah! e não se esqueça de ser feliz.
      Bjs.
      Marcondes.

  6. Meu Caro amigo Marcondes,
    É com muita satisfação que vejo seu rumo. Os desafios, seja ele de qualquer espécie, é sempre motivador, principalmente quando se tem uma pessoa do seu “Gabarito”. Muito Sucesso! Meus sinceros parabéns.
    Um forte abraço,
    Cacau.

    • Grannnnnde Cacau!
      O Blog tem sido um modo gratificante de compartilhar idéias e fazer novos amigos.
      Sempre me alegro com os comentários. Receber a visita e o comentário de um velho amigo, me tem gosto de café passado na hora. Daquele café torrado artesanalmente sobre o fogão de lenha e moído no moinho de mão e servido em xícara de ferro esmaltado. Me chega como terra molhada de chuva. Espero que estejas bem e muito inspirado como sempre. Há tempos que não o vejo, não deixe de me avisar quando vir a São Paulo. Por meu lado, se for à Natal, passarei para lhe dar uma abraço.
      Marcondes.

    • Prezado Anchieta!
      Agradeço pela visita e pelo comentário.
      Quando se tem por objetivo os melhores leitores há que se produzir bons textos, por isso me alegra o teu comentário.
      Obrigado pelo incentivo.
      Abraço,
      Marcondes.

  7. Meu eterno teacher Marcondes!

    Adorei seu site!
    Com toda certeza para os fãs incondicionais desse exímio professor, é uma oportunidade excelente para aprendermos cada vez mais com seus pensamentos!

    Desejo sempre o melhor para você!
    Um grande abraço e sucesso!!!

    Bjo.
    Adriana.

    • Estimada Adriana! Você é daquelas pessoas que quando a gente sabe que virá fazer uma visita, a gente passa o dia arrumando a casa e ajeitando tudo, para oferecer a melhor das recepções e, justamente por saber disso, aparece de surpresa. Me sinto honrado com a tua visita. Você está entre os alunos e alunas que mais honraram o meu nome. Muito além do que mereço. Uma dívida eterna. Quem é esse que não gosta de ser reconhecido ou eleogiado? Contudo, te digo no mais profundo da sinceridade: Quando o aluno é bom, só não é bom professor quem assim não deseja ser. Eternos agradecimentos! Marcondes!

  8. Oi Marcondes!! Tô na ativa, novamente… tudo passa, né? E a gente consegue superar as dificuldades. Com saúde em dia, nada me tira o ânimo! Procurando um material, e me deparo com seu blog! Saudades de suas aulas, e olha que vai pra vinte anos! rsrs Abração, até mais!!! Guiga

    • Guiga!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Pelo amor de Deus!!
      Nunca mais me faça isso!!!
      Te perdi!!
      Tentei todos os meios, quase fui ao necrotério de Pinhal para ver se alguém tinha alguma notícia.
      Minha útlima notícia tua é que estava com suspeita de Dengue!!
      Cara! Pode me escrever no mínimo um e-mail por semana para eu ter certeza que é você mesmo!!! marcondes@merithus.com

      Enviei e-mail, liguei para todos os telefones, perguntei para meus amigos de Pinhal e nada! Nada!!!!!
      Que Deus seja louvado!!!
      Nunca mais me faça isso!!

      Pode me passar já suas novas referências!
      Você é uma das minhas esperanças de continuidade do amor e da ética nos meios educativos, minha esperança de marketing honesto!! (Sabe tudo de marketing rural!!)
      Alguém que ama o que faz e manja de marketing pra c……………………….!! (leia-se caramba!)
      Cara!! Chorei!

      Não precisa nem me explicar. Só de saber que você está aí e VIVA, já valeu o ano!!

      Que alegria Guiga!!!! Que alegria!!

      PS: Amigos vocês que costumam ler minhas respostas a Guiga e a Adriana (do comentário anterior) fazem parte de um seleto grupo de ex-alunos e ex-alunas, que fazem com que eu, depois desses 21 anos de atuação no meio acadêmico, como professor universitário, possa dizer: Puxa!!! Valeu a pena!!!

      São pessoinhas que que honram o meu nome e o meu tempo, muito mais do que sou merecedor.

      Poder dizer, fui professor dessas pessoas, não tem preço!
      Que os anjos do Senhor acampem ao redor de vocês. Amém!!

      Marcondes.

    • Estimado Sérgio!
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Eu fiz tecnologia, complementei para Engenharia de Operação Mecânica, fiz uma pós em Marketing e anos depois fiz um mestrado em engenharia.
      Trabalhando em marketing acabei me tornando editor chefe de uma revista de segmento e descobri que gostava de outras áreas além de marketing e engenharia, tais como letras, filosofia, teologia.
      O Blog nasceu por conta da amizade com o pessoal do CIMM, mas posso dizer que minha carreira tem duas metades – antes do marketing e depois do marketing.
      Creio que você está em um bom caminho.
      Grande abraço!
      Sucesso pra você.
      Marcondes.

  9. Caro Marcondes! Fui seu aluno na São Marcos em 1998, você foi um ótimo/excelente Professor, deixa saudades… Parabéns pelo Blog, boa sorte e tudo de bom. Nilton

    • Prezado Nilton!
      Como você pode ver, agora temos pelo menos dois meios de comunicação, pois também nos encontramos no Facebook.
      Obrigado pela visita ao blog e por suas palavras de apreço.
      Como cantava Maria Betânia em uma de suas gravações: “quanto mais a gente ensina, mais aprende o que ensinou” vejo nisso uma verdade e por isso sigo minha carreira como engenheiro e profissinal de marketing, pois ser professor para mim é um eterno aprendizado que espero me acompanhe enquanto eu viver.
      Um grande abraço e mais uma vez obrigado pela visita!
      Marcondes.

  10. Fui aluna do Professor Marcondes nos anos 1990, suas aulas são excelentes! Através delas, me encantei pelo Marketing.

    Muitos dos alunos compareciam à faculdade apenas em função da aula do Marcondes, indo embora após seu término (se não me falha a memória, tínhamos uma de suas aulas, às sextas).

    Este foi um dos Professores que marcou minha vida acadêmica. Parabéns, Prof. Marcondes!

  11. Olá Rita!
    Muito obrigado pela visita ao Blog e pelas generosas palavras.
    Depois de 11 anos como professor da São Marcos, saí de lá em 2001.
    Ás aulas às sextas feiras eram muito divertidas, deixaram saudades em mim também.
    Guardo com carinho algumas fotos dos dias em que faziamos nossas aulas temáticas.
    Espero que você esteja bem, feliz e fazendo algo que te de prazer.
    Tenho reencontrado alguns alunos pelo facebook.
    Ser professor não é tudo um mar de rosas, mas é uma atividade que sempre me deu muito prazer.
    Reencontrar meus ex-alunos me alegra o coração.
    Grande abraço e volte sempre.
    Marcondes.

  12. Prezado Professor!

    É um prazer ler seus artigos, certamente, serei assídua leitora deste blog que faço questão de divulgar a todos que prezam por conteúdo qualificado e edificante.

    Se me permitir, o adicionarei ao meu Facebook também, e aproveitando a oportunidade, lhe faço um convite: publicar um destes artigos na capa do Portal do qual sou editora (www.administro.com.br).

    Abraços e mais sucesso!

    Rita

  13. Olá Rita!
    Visitei o portal http://www.administro.com.br. Muito bem estruturado, um layout muito clean, tudo a ver com admiministração. Parabéns!!!
    Será um prazer ser seu amigo no facebook e quanto a publicar algum dos meus artigos, basta você escolher o que te chamar mais atenção, fique à vontade para escolher. Se for possível, gostaria que colocasse como assinatura do artigo o meu blog.
    Fico feliz que passe a visitar o blog, com certeza eu também tenho uma nova fonte de inspiração que é o portal do administrador. Vou divulgar para os meus alunos e também posso ajudar a divulgar pelo próprio Blog.
    Eu e meus amigos do CIMM – Centro de Informação Metal Mecânica, planejamos o lançamento de uma revista “Manufatura em Foco” para maio deste ano. Dentro dos pilares editoriais pretendemos abordar temas da adminstração, talvez tenhamos chance de atuar em cooperação nas pautas.
    O CIMM é o maior portal do segmento metal mecânico do Brasil, possuem milhares de seguidores e mais de 330 mil seguidores frequentes. Eles também possuem um boletim que é distribuido para milhares de pessoas.
    No momento estou em férias na praia, mas subo a serra nesta quinta feira, dia 19.
    Quem sabe não possamos trocar informações e, havendo alguma possibilidade, estabelecer algum tipo de cooperação.
    Fique com meu celular: (11) 8339 9824.
    Um abraço,
    Marcondes.

  14. Caro Marcondes;
    Seu blog é fantástico. Assuntos profissionais com leves pitadas de reflexão facilita ainda mais a compreensão dos textos e assuntos abordados.

    Um abraço
    Fernando Pacheco

    • Prezado Paulo!
      Um prazer receber tua visita ao blog e o teu comentário.
      Fico feliz em saber que gostou da publicação!
      Prometo caprichar para continuar agradando.
      Grande abraço e muito sucesso pra você!
      Marcondes