Palestras e Serviços

“Motivação para Competitividade”

O conteúdo da palestra visa apresentar argumentos suficientemente fortes para promover um maior nível de comprometimento dos participantes, quanto ao atingimento de metas e objetivos, sejam estes organizacionais ou pessoais.  Enquanto as pessoas não estiverem auto-convencidas de que algo deve ser feito, nunca o farão da melhor maneira.  A palestra enfatiza os benefícios que a competitividade traz não só para a empresa, mas também para os próprios participantes, enquanto agentes de mudança. Qualquer organização que anseie pela conquista ou à manutenção da liderança de mercado, não as obterá sem o compromisso firme e o forte empenho de seus colaboradores na execução de suas atribuições e cumprimento de suas responsabilidades. O êxito tanto da organização quanto do próprio profissional estará sempre a depender do quanto melhor as necessidades e os desejos de seus clientes – internos e externos – forem superados. 

“Êxito profissional: Uma questão de Propósito de Vida”

O conteúdo da palestra procura evidenciar que o sucesso profissional é diretamente proporcional à profundidade de propósitos de cada indivíduo. Pessoas com propósitos rasos alcançam realizações medíocres. A grandeza do propósito costuma gerar muito mais energia, não só para o próprio empreendedor, mas também torna-se catalizadora de sinergias com as demais pessoas no entorno dele.

Propósitos rasos visam o bem pessoal, enquanto propósitos mais profundos visam o bem supremo, ou seja, um bem universal que extrapola o próprio ser. Por este princípio mais amplo, o engenheiro que constrói uma ponte, não está armando estruturas de ferro e concreto, mas possibilitando a integração dos povos e o crescimento da nação.

O objetivo da palestra é fazer com que cada participante enxergue a profundidade e os desdobramentos de suas atividades profissionais, para o bem estar de quem estiver a depender de seus préstimos.

“Desfrutando as Incertezas”

A palestra focará as alternativas possíveis para reposicionar a empresa e a força de trabalho em função das constantes mudanças do ambiente externo ao qual a empresa está inserida. Desde o advento da abertura do mercado, as exigências em termos de produtos e serviços que recaem sobre as empresas são cada vez maiores e mais complexas. Atualmente as negociações são mais difíceis, envolvendo atenção não só do departamento de vendas, mas a harmonia de ações entre todos os departamentos para que a empresa consiga se firmar como fornecedor preferencial.

Houve um aumento significativo do número de concorrentes, acirrando sobremaneira a disputa pelo mercado, pressionando todos os fornecedores a serem mais criativos e inovadores para conquistar a preferência dos clientes. O perfil do profissional moderno, portanto, deve estar adequado a essas novas realidades que envolvem, inclusive, a necessidade de estar inserido no pensamento estratégico de seus clientes. É imprescindível que se tenha maior habilidade de compreender o ambiente de negócios como um todo ao invés de compreendê-lo apenas no particular das ações que envolvem o seu setor de trabalho, ou seja, não basta enxergar a árvore, é preciso também enxergar a floresta e o que existe além dela.

A intenção da palestra é promover ideias que contribuam para que os participantes possam ampliar a percepção de como suas ações podem refletir nos resultados da empresa, tanto quanto sobre o próprio futuro como profissionais

“Tuas Crenças Afetam a Tua Visão e o  Teu Futuro”

Felicidade e infortúnio não existem por si mesmos. O que dá vida a esses distintos estados emocionais é a interpretação que cada indivíduo faz de um determinado fato. Assim, uma ocorrência que pode levar tremenda tristeza e apreensão a um, pode ao mesmo tempo, causar irrefreável êxtase ou apatia a outro. Porém, o fato por si mesmo, não tem qualquer pretensão de promover tristeza ou alegria a quem quer que seja. Fatos são fatos! ‘Não pensam. Logo, não existem! Quem dá vida ao fato e o converte em algo bom ou ruim é a maneira como as pessoas se posicionam diante dele.

Entender esse fato, torna mais fácil enfrentar os desafios do mercado, facilitando o processo de se encontrar novas perspectivas para a interpretação de velhos problemas e, ao fazer isso, estimula-se a criatividade de equipes e organizações. Esse proceder torna-se útil principalmente quando o mercado encontra-se retraído e executivos e profissionais precisam encontrar alternativas para reverter o quadro de queda nos negócios! 

“Liderança – Diferencial de Competitividade”

Abrange os aspectos que fazem a diferença entre chefiar e liderar. Disserta sobre as características necessárias a um bom trabalho de liderança, na condução eficaz dos processos de mudanças. Exalta e sugere procedimentos para que se possa obter melhores resultados nas inter-relações humanas. Procura evidenciar as atividades que contribuem para a melhoria da comunicação interna visando à acomodação de tensões e a melhoria do clima organizacional em favor da melhoria contínua dos processos administrativos.

“Marketing Interno: uma ferramenta para o desenvolvimento do espírito de equipe”

O objetivo desse treinamento é fornecer aos participantes uma visão estratégica sobre a aplicação dos princípios do marketing como instrumento facilitador do processo de comunicação interpessoal.
Ressalta a influência do ambiente externo no desenvolvimento de estilos de liderança mais adequados ao mercado atual. Conduz os participantes a uma reflexão sobre a complexidade do comportamento humano e dos pensamentos e atitudes que podem nos levar ao sucesso quanto às questões de liderança nos processos de mudança.

“Missão, Cultura e Valores: uma estratégia para o sucesso das organizações”

Pesquisadores americanos, após estudarem empresas centenárias, descobriram os fundamentos que as mantinham líderes de mercado, mesmo tendo passado por duas grandes guerras, a depressão de 1929, duas crises do petróleo e os recentes efeitos da globalização da economia. A palestra apresenta em linguagem bem simples, como estabelecer e de que maneira conscientizar pessoas para importância desses fundamentos. Que valores todos devemos ter em mente, e em quais parâmetros devemos basear nossas decisões para que sempre nossa empresa faça sucesso.
Os concorrentes podem copiar nossos produtos, contudo não podem copiar as pessoas que trabalham para nossa organização. Se por um lado a engenharia genética pode clonar um ser humano, ainda não foi possível transferir sentimentos, experiências e força de vontade.

“Valorizando a Venda”

O objetivo dessa palestra é fornecer aos participantes uma visão sistêmica das atuais demandas sobre a área de vendas, abordando aspectos que vem crescendo de importância e outros que já não agregam mais valor. Questões para as quais os clientes são mais críticos. Principais demandas e sua influência sobre o perfil do vendedor competitivo. Os cinco níveis de satisfação dos clientes e a necessidade de se superar suas respectivas expectativas. A necessidade de melhoraria contínua e considerações a respeito dos diferentes perfis de clientes e suas necessidades específicas. Trata da importância de se agregar valor a cada contato com clientes e ouvir mais do que falar, obtendo assim informações imprescindíveis para se colocar a oferta na melhor perspectiva para que nossos esforços resultem em mais vendas.

“A Qualidade de Vida como Fator de Sucesso”

Trata da importância da qualidade de vida como fator propulsor de sucesso, tanto para indivíduos, quanto para organizações. É muito difícil produzir bens e fornecer serviços excelentes, quando a qualidade de vida dos colaboradores é baixa. Por outro lado, há pessoas que passam a vida correndo atrás do dinheiro para depois gastá-lo todo para recuperar a saúde. Equilibrar o atendimento das diversas demandas provenientes de trabalho, família, lazer, necessidades de convívio social e espiritualidade constitui-se na melhor base para aqueles que buscam um futuro próspero e saudável.

“Administração de Marketing”

Apresenta os conceitos básicos de marketing e fala da teoria da adaptação, ou seja, como adaptar uma empresa ao ambiente externo em que ela opera. Discorre sobre as ferramentas de marketing, disponíveis ao administrador mercadológico, para que este se conscientize das ameaças e oportunidades do mercado e o que fazer para maximizar os resultados positivos para a organização. Explica como ações de marketing bem desenvolvidas podem tonar os clientes menos resistentes aos preços que se deseja praticar. Quando o marketing é bem feito, já não somos nós que vendemos, mas sim os clientes que começam a comprar!

“Pós-venda: uma fonte propulsora de novos negócios”

Apresenta os motivos pelos quais os serviços são uma fonte propulsora de novos negócios. Muitas organizações acreditam que a venda tem o fim em si mesma e não percebem o quanto a atividade de todos os demais departamentos pode influenciar as decisões futuras dos clientes. Cada evento que coloca o cliente em contato com a nossa empresa é um fator influenciador de uma decisão futura. Nesse contexto a assistência técnica exerce papel fundamental, porém desde o garotinho que trabalha na copiadora, até a engenharia de manufatura, o departamento de logística, enfim, toda a empresa têm importância na construção da fidelidade do cliente.

“Os novos paradigmas da administração e o profissional do futuro”

Fala da evolução das exigências do mercado e a sua correlação com o ambiente de negócios, o cenário econômico e os tipos de organização. Transcorre sobre os perfis de liderança que melhor se adaptam a cada situação. Apresenta a administração por aprendizado (Magement by Learning) como o modelo de gestão ideal para as empresas que atuam em um mercado turbulento e instável, bastante característico em tempos de economia globalizada.

Palestras sob encomenda:

Professor universitário em nível de graduação desde 1990 e pós-graduação desde 1994, atuando como professor  nas áreas de Vendas, Marketing, Liderança, Empreendedorismo, Teoria geral da Administração, Gestão da Produção e Operações, Tópicos Avançados em Gestão, Qualificação e Desenvolvimento de Fornecedores em importantes universidades do estado de São Paulo;  editor chefe da revista “O Mundo da Usinagem de 2000 a 2010”;  editor chefe da revista “Manufatura em Foco”; editor do Blog do Marcondes, voltado para Marketing, Vendas e Filosofia de Vida; Jornalista Profissional; Palestrante desde 1989, já tendo proferido palestras, desde então, para mais de 70 empresas (nacionais e multi nacionais), envolvendo mais de cinquenta mil ouvintes ao todo;  assíduo leitor de filosofia, mitologia e religião, estou apto a montar palestras sob encomenda para propósitos específicos de interesse do cliente.

Organização de Convenções de Vendas Temáticas

Organizamos convenções de vendas temáticas. Pesquisamos e negociamos locais e hotéis com infra estrutura e custos adequados à imagem e status da empresa. Desenvolvemos um enredo que contribua para a fixação de objetivos e metas de vendas do ano. Montamos o programa de palestras, pesquisamos palestrantes externos, se necessário, distribuindo temas e tempos à cada gestor. Montamos trabalhos em grupos, capazes de fazer com que os vendedores exponham seus pensamentos e evidenciem lideranças, além do nível de absorção das mensagens por parte da equipe. Desenvolvemos  atividades fora de sala, com dinâmicas e jogos lúdicos que ajudem a equipe a memorizar estratégias e ações que servirão de reforço da mensagem principal do evento. Elaboramos camisetas alusivas à convenção, além de material de reforço como banners, faixas, canetas, teasers, tags, cartas de boas vindas. Organizamos entretenimentos , tais como ” sessão pipoca” exibição de filmes que contribuam  para o reforço de comportamentos competitivos, bailes temáticos e gincanas. Podemos cuidar da logística de translado de membros da equipe que dependam dessa providência. Possuímos mais de 15 anos de experiência nesse tipo de atividade.

Desenvolvimento de anúncios e campanhas publicitárias

Somos especialistas em marketing industrial. Estamos habituados à comunicação com público alvo de origem técnica, profissionais típicos do ramo da manufatura. Podemos traduzir material da matriz, vertendo textos do inglês para o português, sem fazer traduções ao pé da letra que, na maioria das vezes, perdem a força em nosso português local. Nossa especialidade é voltada para o ramo metal mecânico, principalmente ao campo das máquinas, ferramentas e periféricos da área da usinagem. A elaboração das chamadas será feita por pessoal que já viveu da manufatura e migrou para a área de marketing. Além de anúncios, criamos ou traduzimos press releases do inglês para o português. Valendo-se da expertise técnica da equipe, quando a tradução não transmitir a ideia desejada, de modo adequado, estamos aptos a escrever versões no idioma local que sejam capazes disso.

Produção de paródias ou jingles para fins didáticos ou memorização de campanhas publicitárias

Produzimos paródias ou jingles que ajudem a fixar mensagens para as equipes (vendas, produção, etc) ou ensinem os clientes a como utilizar o produto, afim de que obtenham o máximo rendimento dos bens adquiridos. Criamos a capa e cuidamos da impressão dos CDs, para que o público alvo possa ouvir no carro ou em CD players. As paródias ou jingles poderão ser utilizadas nas esperas telefônicas. São muito úteis para ajudar os funcionários de toda a empresa a memorizar a política da qualidade.

Como contratar?

Nome: Francisco Marcondes
Email: marcondes@merithus.com

5 comments on “Palestras e Serviços”

  1. Benedito Matos Responder

    Sou um simples vendedor de ferramentas externo, quase não tenho tempo de ler seu blog, mas cada vez que leio, acende um luz no meu caminho profissional e me ajuda ir mais adiante com passos firmes.

    • Marcondes Responder

      Prezado Benedito!
      Me perdoe responder ao teu comentário só agora.
      Eu visito diariamente a página de posts, mas não entro com frequência neste espaço do blog e só vi teu comentário hoje.
      Fico feliz em saber que os textos que publicam servem de inspiração para o teu trabalho.
      Te desejo sucesso!!
      Grande abraço e obrigado por visitar meu blog!
      Marcondes.

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