Objetivos do blog

  1. Marketing & Vendas Industriais: Servir como fonte de informações para aqueles que se interessem por gestão de marketing e vendas de bens industriais.
  2. Gestão: Escrever e publicar artigos que sirvam de contra ponto aos métodos convencionais de gestão de processos e/ou pessoas, enfatizando a criatividade e a inovação.
  3. Filosofia: Desafiar as pessoas a reverem suas crenças, suas convicções, suas certezas a respeito do que é mais importante para o alcance do estado de excelência tanto na vida organizacional, quanto na vida pessoal.

 

Visão:
Ser um instrumento relevante de difusão do conhecimento das áreas de Marketing & Vendas Industriais, Gestão e Filosofia, proporcionando por meio da interrelação dessas áreas do conhecimento, um ponto de partida para o desenvolvimento de novas possibilidades, tanto para uma vida organizacional quanto para uma vida pessoal mais nobre, bela e justa.

Missão:
Formar uma rede de pessoas comprometidas com a formação de um país melhor e uma sociedade mais saudável, mais culta e mais realizadora.

Valores:

  1. O conhecimento de si mesmo e do seu entorno é o princípio do desenvolvimento de uma sociedade mais próspera.
  2. O valor de uma pessoa não está no quanto ela é ou sabe, mas no quanto ela realiza ou influencia outros a realizarem.
  3. Cada indivíduo tem importância fundamental na formação de uma cultura elevada e para tanto cada um deve ter consciência do seu papel como agente de mudanças.
  4. Toda competitividade começa e termina na competência das pessoas, não só em realizar determinadas tarefas, mas, sobretudo, em bem relacionar-se  com seus semelhantes, com a natureza, com o universo e, quem sabe até, com o multiverso, que as envolve.
  5. Nenhum êxito profissional ou organizacional justifica o fracasso no lar ou a destruição do meio ambiente.
  6. Somos todos responsáveis pelo mundo em que vivemos e cada um deve tomar para si a sua parte tanto como agente direto de mudanças e como catalisador de esforços conjuntos.

Público alvo:
Internautas de ambos os sexos provenientes de ambientes técnico-organizacionais que atuem como profissionais de carreira em empresas industriais ou comerciais, assim como professores e alunos, que são condicionados desde cedo, a ver o lucro e a produtividade como um fim em si mesmo ou como o único parâmetro para se medir o êxito de uma pessoa ou empreendimento.

Atualização: Semanal.

Tipo de linguagem utilizada:
Uma linguagem direta, reflexiva, apartidária, ética, não tendenciosa, curiosa, inteligente, bem contextualizada no cotidiano.

A linguagem adotada deve permitir que as pessoas cheguem por si mesmas a conclusões melhores sobre o quanto e de que forma podem atuar para que tenham mais qualidade de vida e também contribuam para que outros a tenham, incluindo-se aí a questão ecológica e ambiental.

Deve ser dirigida principalmente ao público de nossa área de atuação, ou seja, engenharia e administração de empresas.

Aspectos de interesse:
De modo geral, não acreditamos que a promoção de equipes vencedoras passe pelo aprimoramento interior das pessoas que a compõem, em outras palavras, do conhecimento de si mesmo e da maneira como as interações de valores e crenças interferem nas atitudes humanas.

Ocorre, no entanto, que uma observação mais aprofundada desse tema mostra que pessoas melhor preparadas para lidar com fatores internos, como suas emoções e auto-estima, geram resultados mais significativos, de modo perene e autônomo. Ou seja, a autoconsciência leva as pessoas a agirem melhor, de modo mais positivo e eficaz, e os desgastes emocionais entre líderes e equipes tendem a se converter em harmonia.

Por outro lado, não se pode considerar como um bom resultado algo que tenha custado o prejuízo de outras pessoas ou de algum outro elemento necessário à manutenção do equilíbrio do ecossistema.

A idéia do Blog é atuar como um oráculo ou, mais modernamente, como um “coach” que permita, a quem o acesse, refletir sobre suas atitudes e comportamentos em direção a resultados mais elevados quer como profissionais, quer como pessoas.

É comum no mundo organizacional em que vivemos, as pessoas serem totalmente tomadas pelas rotinas profissionais, de modo que pouco tempo lhes sobra para questionamentos e reflexões. O blog tem a intenção de atuar nesse campo, ajudar as pessoas a repensarem o seu modo de viver e trabalhar, publicando idéias, pensamentos e questionamentos que ofereçam aos leitores a oportunidade de tomar os fatos do cotidiano por outras perspectivas além daquelas que possam lhes parecer as únicas possíveis. Estará mais embasado em metodologia da pesquisa do que na psicanálise, mais na metafísica do que no conhecimento explícito e direto da observação rasa dos eventos sociais, administrativos e organizacionais.

5 comments on “Objetivos do blog”

  1. Neto/Cutting Tools Responder

    Grande Marcondes,

    Parabéns pelo blog, com certeza vai ajudar muito não só os profissionais de mercado mas colaborar também com os acadêmicos.

    Abração

    Indalécio Neto

  2. Francisco Carlos Rangel Responder

    Parabéns

    O valor de uma pessoa não está no quanto ela é ou sabe, mas no quanto ela realiza ou influencia outros a realizarem.

    É muito oportuno a relização das atividades Industrias e outros, fico feliz por essa atitude valiosa do seu blog.

  3. Josy Responder

    Sem querer caí no blog do marcondes, mas de tão interessante , empolgante , fiquei horas entre uma leitura e outra. Anotei o endereço e sei que vou voltar varias vezes , quem sabe interagir com os demais. O conteúdo os pensamentos que contem, tornan-se até profissionalizantes por envolvernos . Sou uma pessoa simples mas com muito interesse em assuntos que nos levam ao crescimento inteligente….. Obrigada e PARABÉNS

Deixe uma resposta