Logo-grupo-cimm

Sofisticação, essência e significado!

0000000000000000000000000000000000000 Roça

Sofisticação é zelo. Ao sair cuide para que ela o acompanhe, se é que desejas destacar-se em meio a uma legião de iguais. Empenhe-se na apreciação dos detalhes. Capriche o nó da gravata, na discrição do perfume, na combinação das cores, no brilho do sapato, no desenho da barba, se há tem. Vista-se adequadamente! Seja formal onde a formalidade impõe-se como protocolo. Seja informal onde a informalidade for bem-vinda. Evite a vulgaridade a todo custo! Imagem conta muito!

Organize os documentos para que os encontre facilmente à hora de apresenta-los à pessoa que decide. Seja sóbrio sem ser fúnebre! Seja divertido sem que lhe percam o respeito! Ensaie argumentos que possam sensibilizar os espíritos mais céticos. Seja assertivo, claro e objetivo. Arme-se de fatos e evidências. Cada afirmação que não possa ser comprovada é uma inconsistência.

Explore todos os porquês, encontre todas as razões, porém, guarde-as para si, até que expô-las torne-se uma necessidade. Concentre-se no necessário e mais convincente. Mantenhas o ‘tudo’ que sabes sob o manto nobre da humildade, assim te tornas mais nobre e mais elegante. Revele sua expertise para o bem de uma causa, não para exibir-se. A arrogância é, invariavelmente, sinal de falta de cultura ou uma falha de caráter. Quem verdadeiramente é ou sabe evita adiantar-se nos assuntos e aguarda o momento certo de expor o que pensa. Quando fala, mantém o discurso à altura da suficiência. Sempre ouve mais do que fala.

Sofisticar é exceder expectativas. Ninguém nasceu para ser medíocre! Nascemos sem nada saber desse mundo e temos toda uma vida para nos elevarmos enquanto seres humanos, enquanto profissionais, enquanto pais, enquanto filhos, enquanto gestores, enquanto vendedores, etc. Renunciar a sofisticação é acomodar-se, é contentar-se com o que se tem, quando ainda se está a léguas do que se poderia ser, sob a perspectiva de uma existência longeva! Seja sofisticado em tudo quanto puderes. Atente para os detalhes nas vendas, nos negócios, nos relacionamentos, no lazer, no amor, na fé, na ética, enfim, em tudo o quanto puderes.  

Quem busca sofisticação, entrega-se à busca de significado. Tudo o que sensibiliza tem como pano de fundo um significado. Nada se move na direção dos teus desejos enquanto não entregares ao mundo um significado. O significado é o combustível das grandes realizações.

Contudo, se algum dia chegares ao máximo da sofisticação, jamais se esqueça das tuas raízes, dos lugares e circunstâncias que emolduraram tua vida, por mais humildes que tenham sido, pois, como bem me disse Futema, um senhor japonês que trabalhou ao meu lado, quando eu ainda era um aprendiz de ferramentaria na Ala VIII da Volkswagen em São Bernardo do Campo: “Quanto mais frutos tem uma árvore, mais esta se curva perante as outras! ”

Marcondes        21 de junho de 2016      01:35

Gostou? Então compartilhe

Deixe uma resposta