Logo-grupo-cimm

Viva hoje! Pode não haver amanhã!

Foto Meramente Ilustrativa

Foto Meramente Ilustrativa

Se você não sabe como, onde e nem quando irá partir desse mundo, relaxe! Todas as pessoas normais não sabem! Se não tens essa informação nem sobre si mesmo, como poderia ter sobre aqueles a quem ama? Não! Nada sabemos sobre nosso próprio fim. Ainda que tenhamos fortes indícios, serão sempre só indícios!

Sim! Algum cético poderia afirmar que os suicidas seriam exceções! A resposta a essa afirmação é: Talvez! Pois nem esses são sempre bem-sucedidos em seus propósitos de autodestruição! Muitos deles são socorridos a tempo de uma segunda chance de aprenderem a viver e amar. Outros, no entanto, no melhor da vida podem ser colhidos para o além, sem qualquer cerimônia ou explicação plausível, ou seja, não depende de ti e nem de mim! Tudo é como é ou, como diria Bernini (um filósofo amigo meu), é assim, porque é assim!

Resumindo, não cabe a nós escolher o como, o onde e nem o quando findaremos. Muitos já são, por demais, arrogantes sem essa informação, imaginem se a tivessem? O que não nos aprontariam se fossem imortais até a determinada data, da qual tivessem consciência? É melhor mesmo que não tenhamos a opção de delegar sobre tal coisa!

Se por um lado isso possa parecer uma enorme privação, por outro, temos toda a liberdade de escolher e delegar sobre como poderemos viver o nosso agora! Sim! Esse nos pertence em toda a sua maravilhosa plenitude e extensão. Cabe a cada um de nós decidir o que faremos dele!

A vida de cada um é formada por um somatório incontável de ‘agoras’. Cada agora bem vivido contribuirá para que tenhamos um belo sorriso nos lábios, quando enfim, nossa chama se apagar! Por outro lado, se nos julgamos imortais, desprezaremos o agora como se fossemos eternos. Um dia, porém, um rosto aflito e pálido, poderá marcar nosso semblante enquanto os vermes nos comem ou as chamas nos consomem! Arre! Me perdoem! Mas é o que tenho pra hoje com todo o carinho!

Muitos ‘agoras’ se passam e com eles muitas oportunidades de dizer coisas como: Pai, Mãe, Mano, Mana, Querida, Querido, Filha, Filho, Mestre, Aluno, Aluna, Amigo, Amiga, Vizinho, Vizinha, Cliente….eu te amo! Eu te perdoo! Me perdoe eu estava equivocado! Posso te dar um abraço? Você pode me dar um abraço? Fale! Gostaria muito de te ouvir! Você é uma pessoa muito preciosa pra mim! Separei esse tempo só pra você! ─ Lembrando que muitas dessas frases deveriam, quem sabe, ser ditas, também, àquela pessoa que te olha, toda manhã, lá do outro lado do espelho, enquanto fazes a barba ou retocas a maquiagem!

Hoje tu és ou estás, contudo, amanhã já poderá não estar, nem ser mais, seja lá o que for que tu hoje és ou estás! Porém, todos ao teu redor estão debaixo de igual destino! Talvez amanhã você ainda esteja, mas alguém a quem tanto queres bem,  possa não estar mais entre nós! Senão podemos decidir sequer sobre o partir ou o permanecer, meu amigo, pense bem! De que nos vale qualquer arrogância ou ostentação? Sendo a vida, ante a eternidade em que estarás inapelavelmente inerte, tão efêmera, não valeria muito mais a pena aproveitar todos os ‘agoras’ de nossas vidas para amar?

Ame todos os momentos da tua vida, sejam estes bons ou ruins, pois estás vivo e poderás por mérito próprio ou por graça ser o agente de mudança para um mundo, progressivamente, melhor. Ame mais, sirva mais, seja mais carinhoso ─ não dói, presenteie mais, faça brilhar o rosto de quem estiver ao teu redor, use mais palavras de afeto, exorcize todos os teus demônios, sendo justo, sendo bom, sendo paciente, sendo espelho Daquele que fez com que teu corpo fosse mais que uma porção de ossos cercados por uma porção de carne!

Bem! Era isso! Com amor,

Marcondes          01 de Julho de 2015    02:55

Gostou? Então compartilhe

12 comments on “Viva hoje! Pode não haver amanhã!”

  1. Aldeci Santos Responder

    Como vai meu amigo irmão? Sim este é um assunto que ninguém quer se quer lembrar, mas é a natureza do ser vivente. Eu sempre que vejo alguém que não fala com algum parente, até mesmo pessoas próximas, como pais e irmãos, eu penso nisso. Como pode alguém não perdoar um irmão, um pai?
    Depois que se vão, nada mais poderá fazer, a não lamentar por não tê-lo perdoado. Abraço

    • marcondes Responder

      Grannnnnde Aldeci!
      Como sempre, muito bom receber um comentário seu!
      Estamos mais uma vez alinhados.
      Temos de dar atenção ao que merece atenção e, principalmente, quando a atenção pode ser dada!
      Eu que te conheço bem, sei que desse mal você não sofre, pois não se esquece nem dos irmãos de coração!
      Grannnnde abraço!
      Marcondes.

    • marcondes Responder

      Olá Simone!
      Fico feliz que tenha gostado do meus texto.
      Às vezes temo estar sendo repetitivo e escrevendo sobre as mesmas coisas de modo diferente. De todo modo, meu grande desejo é colocar questões que possam levar as pessoas a reflexões, que contribuam para que sejam mais felizes!
      Muito obrigado pelo seu comentário!
      Te desejo uma ótima semana!
      Grande abraço!
      Marcondes.

  2. Onorival dos Santos Responder

    Excelente texto. Esta é uma reflexão que temos que constantemente fazer. Mas fazer simplesmente reflexão nao basta ; temos que ter ação . Caso contrário de nada valerá a reflexão. Se simplesmente identificarmos a necessidade do perdão , do eu te amo e nao praticarmos o processo não se completa . Sentimento , Palavra e Ação . Esta é a trilogia que trará mudanças em nossas vidas e deixará um legado importnate quando formos .
    Abraços Amigo

    Onorival

    • Francisco C Marcondes Responder

      Olá meu bom amigo Onorival!
      Obrigado pelo comentário.
      Concordo com o teu argumento.
      Ter consciência do que deve ser feito, talvez, seja a parte mais fácil. O grande desafio é colocar em prática aquilo que, muitos de nós, sabemos que precisa ser feito!
      Sentimento, palavra e Ação!
      Grande abraço e mais uma vez obrigado pelo seu comentário!
      Marcondes.

  3. Sandra Regina Vicençotto Rodrigues Responder

    Querido amigo.

    Esse assunto sempre é muito complicado.A vida, nunca é feita só de momentos tristes e basta um pequeno e bom momento para seguirmos
    em frente.Tenho um pensamento que nunca devo fazer aos outros, o
    que não quero pra mim.Acho que agindo assim, nunca seríamos lembrados por
    sermos esse punhado se ossos, cobertos de carne.A emoção é que nos
    dá sentido da vida, penso que ela vem da alma.Um grande mestre deixou
    a lição de casa.Amai ao próximo como a ti mesmo.

    Um grande abraço.

    Sandra.

    • Francisco C Marcondes Responder

      Olá Sandra!
      Muito obrigado pelo comentário e pela visita ao blog.
      Pena não dar para passar um café feito na hora e servir uma xícara.
      Creio que a vida feliz é a vida simples, nós é que, muitas vezes complicamos tudo.
      Não sei se algum dia a humanidade poderá seguir essa receita, mas enquanto a humanidade não segue, nós podemos seguir e, se não mudarmos o mundo, ao menos mudaremos o que estiver ao nosso alcance e ao nosso redor!
      Mais uma vez obrigado pela visita!
      Abraços e lembranças a todos!
      Marcondes.

  4. SONIA SOUZA. Responder

    Seu texto me tocou demais! Agora vejo com o passar do tempo que eu deveria ter me doado mais, ter me me aberto mais, ter exposto todos os meus sentimentos enquanto eu poderia ser ouvida. Agora…só lembranças. Grande abraço Marcondes!

    • Francisco C Marcondes Responder

      Querida Sonia!
      Te desejo um dia excelente!
      O único meio de mudar um passado que (pensando melhor hoje) gostaríamos que tivesse sido diferente, é por meio da oração.

      Toda oração, sincera, é ouvida!
      Quando se ora, se ora à Deus. Se alguém tiver a ousadia de investir algum tempo orando é porque, ao menos, deve crer nesse Deus.

      Sendo o que é, Ele tem todos os poderes. Por exemplo, como é Eterno, e desconhece limites, pode transitar do presente para o passado e do passado para o presente. Do presente para o futuro e do futuro para o presente, do passado para o futuro e vice versa. Sim ou não?
      Para Deus, tudo sempre é, não existe o foi, nem o será! Ok !?

      Se você puder crer nisso, ore! Diga tudo hoje o que gostaria de ter dito ontem, por exemplo, à alguém a quem você já não pode acessar hoje, mas que Ele, porém, pode. Peça que Ele, em sua infinita bondade, faça com que a tua boa intenção e as tuas palavras cheguem à quem precisam chegar, seja no passado, seja no futuro ou, ainda, a algum lugar distante, um outro país, por exemplo! Tua oração será o canal de comunicação. Poucos dão o valor devido à oração, mas te garanto que é algo muito mais avançado do que qualquer MSN, WhatsApp, Facebook, Isnstagran, e-mail, etc.

      Se você derramar o amor do teu coração nessa atividade, eu aposto, que um sentimento de alívio, logo te chegará.

      Sendo mortais, nós mesmos, nada podemos fazer quanto ao nosso passado, porém, podemos decidir sobre como queremos viver de agora em diante, todavia, como eu disse, podemos nos valer da oração para pedir a Deus que conserte o vaso que ontem deixamos cair de nossas mãos!

      Espero de coração que minhas palavras possam te chegar como uma bem-aventurança, inspirada pela verdade Dele e não pela minha própria vaidade.

      Grannnnde abraço!

      Marcondes.

  5. José Pavani Sobrinho Responder

    Nesta vida, até as pedras expostas à ação do vento e às intempéries do tempo se esfarelam. Nada é mais certo do que o dia final chegará, seja na manhã, ao meio dia ou mesmo no crepúsculo da jornada de uma vida.

    • marcondes Responder

      Grande José Pavani !
      Obrigado pelo seu tempo dedicado a ler o meu texto e pela contribuição que sempre me trás os teus comentários!
      Estamos alinhados e assim sendo, que possamos nós cumprir nossa missão de construir um mundo mais belo e mais justo.
      Grannnde abraço!
      Marcondes.

Deixe uma resposta