Logo-grupo-cimm

Dê mais sentido à sua vida!

00A café da manhãCompreendo perfeitamente que prazos devam ser cumpridos. Aceito que, em certas fases da vida, as prioridades profissionais se sobreponham aos prazeres do viver intenso, sacrificando brindes, sorrisos, aventuras e paixões. Entendo que a produtividade sob um regime de mínimo custo é algo imprescindível para qualquer empresa que aspire um lugar ao sol, nessa restrita e poluída praia, chamada mercado. Pois esses mesmos pré-requisitos são, de igual maneira, vitais para qualquer cidadão médio, que sonha com um carro novo na garagem de sua casa própria, onde se possa instalar o devido conforto para abrigar seus amores e valores.

Justamente por isso, é fundamental, a todo indivíduo, que planeje melhor, nem tanto o tempo, mas, antes disso, as próprias ambições. Qualquer um é capaz de imobilizar até 10 pulgas. Uma pulga embaixo de cada dedo. Contudo, se essa pessoa intentar segurar apenas mais uma delas, com esses mesmos membros, provavelmente, perderá todas. Assim, o tão desejado tempo extra que muitos gostariam de ter, a fim de curtir mais as delícias da vida, pode estar sendo devorado pelo acúmulo de desejos, pelo querer exagerado, pela megalomania, pelo querer salvar e levar consigo 3 Dulcinéias, quando Rocinante tem apenas uma garupa!

A cultura organizacional, de modo geral, visa super empresas, super fábricas, super desempenhos, super vendas, super faturamentos, super qualidades, super produtividades, super resultados e, para tanto, necessitam de super sistemas, super robôs, super automações e, também, super seres humanos!

Como visão, nada contra. Já dizia Og Mandino “é melhor mirar a lua e acertar uma águia, do que mirar uma águia e acertar apenas uma pedra!” A questão é que, respeitando-se as poucas exceções, a maioria das pessoas são apenas o que deveriam mesmo ser, ou seja, seres humanos comuns, concebidos para trabalharem em ritmo de 110 volts. O drama se encerra no fato de que, para ser um ‘super’ a tomada de encaixe é de 220 volts. Claro que é possível trabalhar com a voltagem alterada para mais! Dá sim! Só que esquenta, sai fumaça e queima mais cedo! É óbvio que é possível resolver essa situação, mas, antes disso, é preciso trocar a resistência!

Em verdade, o corpo humano é uma máquina maravilhosa, que, aos poucos vai se adaptando às exigências físicas, criando músculos, desenvolvendo destrezas, porém, a mente..! ? Ou, quem sabe mais do que a mente! Isso! Além dela! Além da mente; a alma! Mais do que a alma! O espírito! Será que eles existem? Será que esses se acomodam e se moldam tão fácil às pressões extras?

Provavelmente, o corpo de cada pessoa não tenha qualquer propósito a cumprir nessa vida, pois o seu fim é o pó! Só isso! Pó! Mas e a alma? E o espírito? Quem sabe vieram ao mundo para contemplar as criações do Eterno? Quem sabe vieram à terra com a missão de expandir o entendimento entre os homens, o amor entre as pessoas, a fraternidade entre amigos, ou quem sabe fazer qualquer outra coisa mais útil do que produzir bens de consumo, eletrodomésticos, celulares, cosméticos, roupas e perfumes! Estou apenas questionando. Quem sabe? Se é que há algo mais importante do que tablets, smart phones, automóveis, motocicletas, roupas da moda, sapatos, bolsas e televisores! Para muitos isso já consiste no próprio sentido da vida!

Viver com pressa torna o mundo cinza, estreito, apático e paupérrimo. Tudo o que se vê é apenas o centro, o foco principal, a meta do dia! Todo entorno se converte em supérfluos. Já não se põe cadeiras nas calçadas; já não se estende a conversa; já não se viram manivelas; já não se usam tramelas; já não se enfeita a mesa do café! Até porquê, na padaria já está tudo pronto e lá, muitas vezes, por anos, se toma o desjejum ao lado das mesmas pessoas, das quais não sabemos sequer o sobrenome, se tem filhos, se tocam algum instrumento, se leem poesias! Em resumo, de onde vieram, o que fazem aqui, para onde vão e por quê?

 

Marcondes                         18 de Março de 2015                             03:07

Gostou? Então compartilhe

5 comments on “Dê mais sentido à sua vida!”

  1. Israel Ribeiro Responder

    Olá Grande Marcondes

    Como sempre, suas publicações, nos levam a reflexão.
    Sobre como poderemos ser melhor profissionalmente e conciliar melhor nossa vida pessoal.

    Parabéns
    Israel Ribeiro

  2. Francisco C Marcondes Responder

    Olá Israel!
    Obrigado pelo comentário e pela visita ao blog.
    Fico feliz por ter a tua companhia acompanhando as minhas publicações.
    Contiuarei caprichando a fim de manter esse meu privilégio!
    Grande abraço!
    Marcondes.

  3. Aldeci Responder

    É isso meu amigo! Para mim a solução é que cada um encontre o seu equilíbrio e assim poderemos viver melhor.
    Abraço

  4. Adevanil José Olímpio Responder

    parabéns Prof. Realmente quando se fala de alma, espirito fica sempre uma duvida pairando no ar! porque não conhecemos o verdaeiro motivo de sua existência, por isso que dizemos: é preciso estar sempre com a mente limpa de tudo aquilo que é prejudicial ou ser humano, e o corpo lavado das impuresas da vida que afetam o espirito e condena a ama, porque eles são sua moradia e que, segundo a Biblia, um dia ira morar no Reino de Deus.

Deixe uma resposta