Logo-grupo-cimm

Teu deus está onde estiver o teu coração!

Jovem sensual

Li, certa vez, que aos anjos cabe toda a obediência espiritual, sob o mais elevado rigor cerimonial; enquanto aos animais cabe todo o prazer carnal sem a mínima preocupação com regras morais ou recomendações sociais de etiqueta.

Alocados em outra dimensão, já não cabe aos anjos submeterem-se às tentações terrenas como a luxúria, a gula, a avareza, a ira, a soberba, a vaidade e a preguiça. Por outro lado, desprovidos da razão, da ética e da espiritualidade, não há como, sob a égide da justiça e da sabedoria, imputar aos animais qualquer tipo de responsabilidade.

Entre essas duas entidades extremas, ou seja, os anjos e os animais, encontra-se o homem. Ao seu alcance estão, tanto a razão, quanto a espiritualidade. No entanto, na dimensão em que ele se estabelece, está sujeito a todo tipo de tentação mundana. Contudo, é livre para escolher tanto ao que satisfaz a carne, quanto ao que eleva o espírito. Assim sendo, diz-se que um homem cuja vida esteja plenamente orientada à obediência espiritual está acima dos anjos. Todavia, aquele, cuja vida se oriente exclusivamente rumo aos prazeres carnais, está abaixo dos animais. Ao considerarmos esses dois limites, mais próximos de que ponto estaríamos nós?

A espiritualidade pressupõe prepararmo-nos para a nossa própria passagem para a eternidade, para a outra dimensão. Quem sabe, a dimensão da luz! A falta dela, nos coloca, provavelmente, à mercê da sorte ou de uma aposta, como dizia Pascal. Se depois desse hiato, chamado vida, nada houver; teremos usufruído ao máximo de todos os prazeres e em nada arriscaremos o porvir, por conta da falta de espiritualidade. Porém, se houver mesmo uma prestação de contas, há a possibilidade de sermos enviados para o andar de baixo. Quem sabe, a dimensão das trevas! Que papo para uma segundona brava, não?!

Ok! Quem sabe mais dois ou três parágrafos!

Quanto maior o nosso nível de espiritualidade, mais próximos estaremos da verdade, da paciência e da bondade. Mais longe estaremos da inveja, da vanglória, da arrogância, da inconveniência, do egoísmo, da ira, dos ressentimentos, da injustiça. A pessoa elevada espiritualmente, não se abate com os desafios, nem com as decepções ou sofrimentos da vida. Jamais perde as esperanças, tem força redobrada para tudo suportar.

Apostar na espiritualidade é apostar na força do amor de Deus e no amor ao próximo. É querer deixar um legado e cumprir uma missão de vida. Coisas, que, talvez, não temos sentido tanta falta agora, ao nos deixarmos levar pelo turbilhão da vida, dos tantos afazeres, dos intermináveis congestionamentos, dos tantos compromissos, das tantas obrigações, das contas a pagar, das tantas viagens, dos filhos para educar, da infinidade de e-mails para ler e outros tantos para responder; das tantas reuniões, ou seja, tudo isso que nos faz esquecer de que não somos eternos.

Ao romper da aurora e ao longo do dia, é muito provável que uma pessoa possa valer-se de seu vigor físico, do seu poder econômico, de sua posição social, do seu cargo, do seu poder de sedução, para arrancar da vida mais um deleite, mais uma vitória, mais um prazer, mais uma solução. Contudo, não é de se surpreender que, ao cair da noite da nossa breve passagem por este ínfimo ponto azul da galáxia, justamente essa espiritualidade, a quem demos tão pouca importância e por tanto tempo, possa nos fazer tanta falta, uma vez chegado o extremo momento, no qual a flama que alimenta a vida empalidece, tremula e prenuncia a extinção da chama.

Marcondes         22 de Setembro de 2014           02:19

 

 

 

Gostou? Então compartilhe

8 comments on “Teu deus está onde estiver o teu coração!”

  1. Renata Feitosa Responder

    Bom dia!

    Excelente semana… obrigada por compartilhar conosco, mais uma das sabias mensagens, lembre-se que involuntariamente tu-es um mensageiro de Deus…

    Abraços.

    Renata Feitosa.

    • Francisco C Marcondes Responder

      Olá Renata!
      Uma ótima semana pra você.
      Muito obrigado e amém!
      Que assim seja.
      Minha intenção é das melhores. Procuro compartilhar questões que ocupam grande parte dos meus pensamentos!
      Valeu!!!
      Grande abraço!
      Marcondes.

  2. Carlos Vieira Responder

    Uma mensagem e tanto para reflexão…ela não chega por acaso, tem um grande proposito de nos alertar para, inspirarmos na senda do bem, na fé, na caridade, e principalmente na esperança de que dias melhores serão para aqueles que compartilham e vivem a infinita misericórdia de Deus.
    Muito obrigado e tenha uma otima semana.
    Carlos Vieira

    • marcondes Responder

      Olá Carlos!
      Muito obrigado por tuas palavras de apreço ao texto que publiquei.
      Encontrar ressonância aos nosso pensamentos,sempre nos ajuda a mantermos o ânimo!
      Um grande abraço e mais uma vez muito obrigado!
      Abraço!
      Marcondes.

  3. ferretti Responder

    Chico Paco,”Que papo para uma segundona brava, não?!” Sempre comento algo, mas hoje vc “forçou a viola”. A foto da “mocinha pura”, aliado a esse monte de coisas, andar de baixo…, andar de cima…, luxuria…,xiiiiiiii. Boa semana.

    • marcondes Responder

      Grannnnde Zé Buscapé!
      Tem razão!
      É melhor falar de Pizza Carimbada com o dedo preto do Ambrósio!
      Tudo bem, agente deixava de lado a ponta carimbada da pizza e vamo, que vamo!
      Bom! Pelo menos quem ler o texto antes de ver a mocinha, vai pensar das vezes antes de se exaltar.
      José!
      Será que o Orango Tango é originário da Argentina?
      Araço!
      Chico Paco.

  4. Edilson Responder

    Bom dia amigo Marcondes!!!

    Acreditar que existe um mundo Espiritual nos aguardando é acreditar na própria existência, acreditar que nossas ações vão nos levar para um ou outro lugar espiritual (Não que sejamos salvos por obras, mas pela misericórdia e graça de Jesus, é o que eu acredito), mas o fato é que nossas atitudes mostram quem somos e no que acreditamos, fazer o bem e buscar a Deus é o papel do humano, que está longe dos animais e não muito perto dos anjos.

    Deus te abençoe e continue a te usar!!!!!

    • marcondes Responder

      Estimado Edilson!
      Obrigado pelo teu comentário.
      Cabe a cada um buscar pelo caminho, pela verdade e pela vida e não há outra forma de fazer isso sem meditar e sem orar.
      Valeu meu amigo!
      Um grande abraço e que Deus te abençoe!
      Marcondes.

Deixe uma resposta