Logo-grupo-cimm

Há porquês que não nos cabe saber!

000 aaa bbb PorqueNada ocorre por acaso. Tudo se origina das interações entre dois ou mais elementos. Não há, se quer, um fato que deixe de ser consequência de alguma ação anterior, desde o big bang! Cabe ressaltar, porém, que a decisão humana de tomar ação alguma sobre um determinado assunto, não deixa de ser uma ação, cujo efeito está longe de ser nulo! Pois todo ser humano, desde que saudável, é dotado de inteligência, sentimentos e intenções! Assim, sua inércia, quase sempre, é fruto da decisão pessoal de nada fazer. O universo se move, o planeta gira, as marés sobem e descem, as nuvens vagam no céu, o vento sopra, a chuva cai, as sementes germinam e assim por diante, contribuindo para que a  vida siga seu fluxo, sempre por conta de alguma razão lógica, muitas delas conhecidas, outras ainda não! O mundo está totalmente tomado por seres vivos de toda espécie e natureza, assim como, por uma infinidade de elementos minerais e orgânicos, que se interagem sem cessar, provocando contínuas mudanças no estado de ser de cada um. Contudo, intimamente dependentes da água, da terra, do fogo e do ar. Elementos tangíveis, lógicos, exatos e distintos. Desde os alquimistas muito se tem aprendido sobre ações e reações de tudo aquilo que é lógico. Grandes progressos foram feitos, contudo, ainda há muito por fazer, quando se pensa nas reações humanas.

Pedras não tem sentimento, não se apaixonam, não sentem inveja, nem ciúmes. As pedras não pensam, não guardam mágoa, não têm necessidade de afeto ou atenção, não se sentem rejeitadas ou bem vindas. Não carecem de reconhecimento, não precisam provar nada a ninguém, não se sentem inferiores, nem superiores, sequer precisam ser compreendidas. Pedras apenas são o que são. Não se vestem, não se perfumam, não ostentam, nem deixam de ostentar. Pedras não sabem o que é hipocrisia ou cinismo. São absolutamente éticas. Nada prometem, no entanto, são, muitas vezes, extremamente úteis, cumprindo com eficácia a função de pedra! Suportam tudo e de nada reclamam. Penso que agora entendo a frase: “Pedro tu és pedra e sobre ti construirei a minha igreja!”.

Creio que o homem seria mais feliz se pudesse inspirar-se, ainda que em parte, na integridade das pedras. Por mais que se esforce, ele nunca poderá entender todos os porquês de tudo que o afeta, menos ainda saberá dos porquês das reações humanas, pois estas são, extremamente, influenciáveis por sentimentos e emoções que desconhece. Entender-se a si mesmo já seria um enorme bem. Entender aos outros seria um grande tesouro. Entender ao universo seria como encontrar a “arca da aliança”. Seja uma pedra amorosa! Quem se ocupa muito procurando culpados, acaba se esquecendo de ser feliz! Se por acaso uma pessoa agir contra ti por inveja, alegre-se! Ninguém tem inveja de algo que não admire. Por trás de toda crítica agressiva, quase sempre, há uma ponta de inveja. Pessoas inteligentes, resolvidas e auto-confiantes criticam assertivamente e sem agredir! Marque tua vida com o bem. Seja justo! Seja bom! Seja nobre e não precisará se preocupar em encontrar os porquês da vida. Faça bem o que estiver a teu cargo e poupe-se de querer entender as razões que levam as pessoas a agirem como agem. Ame-as incondicionalmente. Na grande maioria das vezes dá certo! Além de aumentar as chances de você mesmo ser mais feliz, será como colocar uma brasa na cabeça de quem, injustamente, trama contra ti!

Marcondes                         09 de Junho de 2014                                             01:38

 

Gostou? Então compartilhe

10 comments on “Há porquês que não nos cabe saber!”

  1. José Pavani Sobrinho Responder

    Entender a razão da vida de cada ser na natureza, valorizá-la, dando a ela um sentido coerente, já seria sentar-se ao lado de Deus. Essa esplêndida nave que viaja ao redor do sol, tem um viajante tido como o animal mais inteligente entre os muitos que a habitam,mas, geralmente nem consegue entender a razão da vida.

    • Francisco C Marcondes Responder

      Estimado Pavani!
      Creio que aí está o grande desafio, fazer com que aqueles que podem agir de modo inteligente e sábio, assim o façam.
      Muito obrigado pelo teu comentário!
      Te desejo uma ótima semana!
      Grande abraço!
      Marcondes.

    • marcondes Responder

      Olá Anderson!
      Muto obrigado pela visita ao blog e pelo teu comentário.
      Fico feliz que tenha gostado do texto. Tenho me empenhado para que minhas palavras tenham alguma utilidade.
      Mais uma uma vez obrigado!
      Grande abraço!
      Marcondes.

  2. ferretti Responder

    Chico Paco, colocar uma brasa na cabeça de quem, injustamente, trama contra ti! e ainda aumentar as chances de ser feliz!!!!!! isso é uoótimooooooo. Se fosse possível na prática, grande parte da humanidade estaria como cabeça de fósforos usadas, gostei. Um abração.

    • marcondes Responder

      Grannnde Zé Buscapé!
      Pode acreditar maninho!
      Quem pratica o bem, esta do lado da luz!
      Tenho convicção quanto à minha afirmação!
      Muito obrigado da visita, vc precisa vir aqui conhecer a Merithus e tomar um café feito no fogão de lenha com pó moido na hora comigo. Quando estiver aqui por perto e avise!
      Abraço!
      Chico Paco!

  3. Renata Feitosa Responder

    Excelente!!!

    Amei,

    ótima reflexão sobre o que estamos fazendo para sermos melhores…

    Abraço!

    Renata Feitosa.

    • marcondes Responder

      Olá Renata!
      Muito obrigado pelo comentário e pela visita ao blog!
      Me sinto honrado e motivado a continuar expondo meu modo de ver as coisas.
      Valeu!!
      Tenha uma boa noite!
      Abraço!,
      Marcondes.

  4. Marcos Tadeu Cosmo Responder

    Caro Marcondes,
    Há tempos penso em escrever um comentário a seus artigos, mas sempre ocupado acabo sem faze-lo.
    Hoje não resisti a esses “Porquês”. Sua abordagem é precisa, incisiva e sem ser piegas.
    Creio no tripé “Fazer o bem,admirar o belo e falar sempre a verdade” Isso traz energias que como você diz te colocam do lado da luz.
    Certos saberes jamais serão permitidos ao homem, pois se conhecidos acabam-se os mistérios, a imaginação e possivelmente os sonhos. Ah, as pedras,essas insignificantes partes dos alicerces das nossas construções materiais e espirituais, ah se os homens as olhassem com olhos de admiração, tudo que forma nossa base existencial estaria mais em evidência.
    Você tem uma alma de ouro
    Um abraço
    Marcos

    • Francisco C Marcondes Responder

      Olá Tadeu!
      Teu comentário muito me honra! Obrigado!
      Me alegra saber o quanto estamos alinhados quanto à filosofia de vida!
      É sempre muito bom ter companhia de propósitos!
      Não tenho certeza do que sou, mas sei o que quero ser: Um Buscador da Verdade!
      Oxalá eu viva o suficiente para tanto!
      Abraços fraternos e mais ma vez, muito obrigado!
      Marcondes.

Deixe uma resposta