Logo-grupo-cimm

Saia da Superfície!

0 A Superficie!Antes de entender qualquer pessoa, é importante que se entenda a si mesmo. Isso aumentará muito as chances de que se possa entender aos outros. Alguém capaz de entender a si e aos outros, estará pronto para começar a entender o sentido da vida e o significado de quase tudo. A ignorância pode levar muitos a disputar, com bravura, um ponto de vista equivocado. Quase sempre o ignorante é aquele que raramente passa da superfície do que se revela mais ao fundo. Aprofundar-se é custoso! Não se obtém profundidade por meio da força e sim por intermédio do amor e da paixão pelo saber. Portanto, é natural que toda ideia nova tenha opositores, pois tanto os interesses, quanto os níveis de profundidade de cada indivíduo, costumam ser distintos. Quanto maior a divergência de valores, de crenças e de entendimento, menor o espírito de equipe, menos cooperação e menor harmonia. Sem equiparar suficientemente as visões, as ambições e o grau de compreensão das pessoas sobre um projeto de mudanças que as afete, tanto mais difícil será obter êxito. Discursos acalorados podem mover a superfície das faces, mas não tocam as veias do coração. Mais do que aprimorar técnicas é preciso semear visões e plantar esperanças!

Para que uma mudança ocorra, é necessário que cada pessoa esteja, antes de tudo, resolvida consigo mesma. Com a auto estima no devido lugar, diminui-se a tensão e as disputas por prestígio e território. O que for bom para um, só o será, de fato, se for justo e, de preferência, contribuir para o bem de todos. É muito improvável que os afetados, por uma nova ideia, estejam dispostos a abrir mão da segurança de sua zona de conforto. Quando uma sugestão de mudança tem aceitação unânime é porque algo estranho paira no ar. Ou não há nada de novo na ideia proposta ou a pessoa que sugeriu a mudança vive seus últimos dias e o médico pediu para que não a contrariem. Assim sendo, sempre que estiver difícil liderar um processo de mudança, dada a intensa oposição, relaxe! Faz parte do show e é natural que os aplausos ocorram ao fim do último ato, quando todo o mistério da trama se esclarece!

Alguém poderia me perguntar: Mas e se os aplausos não vierem? Grandes gênios só foram reconhecidos na posteridade, além disso, correr riscos é intrínseco à arte de liderar. Quem não está pronto para correr riscos, talvez nem devesse se levantar da cama, pois  a vida como um todo é uma temeridade. É importante lembrar que há pelo menos dois meios de se obter a unanimidade. Um pela força, conhecido como método MBF – Management By Firing, ou seja, não concorda, tá demitido! Outro pelo amor, conhecido pela tolerância, pelo diálogo, pela persuasão, pela autoridade, pelo conhecimento, pela paciência. É um método mais lento, porém, se começado no tempo certo é infinitamente mais sólido e promove mudanças seguras e frutíferas dentro do prazo esperado. Tudo que é feito com amor gera energia positiva.

Toda mudança real é feita sempre de dentro para fora das pessoas e nunca do contrário! É possível mudar todo um layout de fábrica em apenas algumas semanas, pois máquinas, armários e equipamentos não possuem sentimento, são natureza morta. Já, para mudar a mente de alguém  é preciso conseguir tocar, primeiro, o seu coração e isso só é possível a quem tem profundidade!

Marcondes                     16 de maio de 2014                                     02:41

Gostou? Então compartilhe

12 comments on “Saia da Superfície!”

  1. Néstor Andrés Cagnoli Responder

    Creio que não se trata de concordar ou discordar, estamos num mundo civilizado no século XXI.
    O tempo é vida, não é competitividade e para viver temos que ser uma pessoa completa como o Doctor Marcondes está nos informando, é uma dádiva receber essas mensagens! Muchas Gracias!

    • Francisco C Marcondes Responder

      Estimado Néstor!
      Agradeço tua ilustre visita e comentário.
      Fico feliz em saber que tenhas gostado do texto que escrevi.
      Saber que acompanhas o blog aumenta minha responsabilidade e ao mesmo tempo a minha satisfação.
      Muchas gracias y atentos saludos!
      Grande abraço!
      Marcondes.

  2. Joel Muniz Responder

    Sábias palavras Marcondes, Parabéns!
    Conforme avançamos a leitura do texto, vamos nos lembrando de eventos cotidianos que exemplificam exatamente como o escrito acima. Negações por parte dos outros com uma ideia nossa e negações nossas, inclusive, com ideias alheias.

    • Francisco C Marcondes Responder

      Olá Joel!
      Obrigado pela visita ao blog e pelo teu comentário!
      Fico feliz em saber que meu texto encontrou ressonância também no teu modo de ver as coisas.
      Escrevo sobre o que vivi, o que li e o que me contaram.
      Grannnde abraço!
      Marcondes.

  3. José Pavani Sobrinho Responder

    Ninguém nasce pronto para compreender e entender a vida. Na vida de cada um, há um período de maturação, assim como a fruta para ser consumida por todos aqueles que dependem dela na natureza.
    Na minha modesta opinião, ouvir, entender, imaginar o projeto em discusão na prática, é necessário muita introspecção.

    • Francisco C Marcondes Responder

      Estimado Pavani!
      Obrigado pelo prestígio quer tua visita e comentário, sinceramente, me confere.
      Li que nem um imperador é páreo para um homem sem desejos.
      O desapego já oferece grande contribuição para que as pessoas possam se manifestar com isenção.
      Grannnde abraço!
      Marcondes.

  4. Renê Florentino Responder

    Como sempre muito rico seu texto em Informações Francisco Marcondes. A dinâmica dos acontecimentos em nossa vida é muito agressiva a nossa velocidade em tomadas de decisões, concordo com você que quando sabemos quem somos, aonde estamos e aonde queremos chegar, a direção fica mais leve. Minha mãe sempre dizia que as fases da formação da mente humana, dependem de seu grau de abertura a sociedade e ambiente ao qual será inserido durante sua vida, desde que a abertura não seja sufocada pela ignorância.
    Grande abraço.

    • Francisco C Marcondes Responder

      Olá Renê!
      Me perdoe pela demora, só me dei conta do teu comentário hoje.
      Obrigado pela visita ao blog e pela mensagem.
      Os níveis de pressão pelos quais se submetem os executivos, atualmente, é intenso e se não houver uma boa dose de auto-controle, os níveis de ansiedade aumentam muito. Com a tensão em alta e a pressão para que os resultados surjam o mais rápido possível, não raro os processos de mudança tendem para a imposição,por conta da filosofia: “Não temos tempo a perder”.
      Na maioria das vezes, principalmente os homens, são educados para: Se não estiver dando certo; tente mais forte, ao invés de: tente um caminho alternativo ou “veja se não é a pilha que acabou”.
      Viver é uma arte! A idade e a experiência contribui muito para o acúmulo de sabedoria e o aumento da paciência, contudo, jamais aprenderemos tudo. Um bom começo, como você ressaltou é prestar atenção no que dizem nossas mães.
      Grande abraço e mais uma vez, obrigado pelo comentário!
      Marcondes.

  5. Israel Ribeiro Responder

    Olá Grande Marcondes
    Realmente, se não nos conhecemos e não sabemos onde queremos chegar.
    Qualquer caminho serve

    Abraços
    Israel Ribeiro

    • marcondes Responder

      Grannnde Israel!
      Me perdoe a demora em responder, só me dei conta do teu comentário hoje!
      Obrigado pale visita ao blog e pela mensagem.
      O auto-conhecimento precede a sabedoria.
      Se não entendo as razões que me fazem ser como sou e a me comportar como me comporto, como poderia estar apto a julgar qualquer um com isenção?
      Viver é uma arte e é preciso uma boa dose de disposição e renúncia para poder vive-la com intensidade e sabedoria!
      Grannnde abraço!
      Marcondes.

Deixe uma resposta