Logo-grupo-cimm

Repense suas prioridades! Dá tempo.

imagesCAJ0T582Ricamente bela em cada detalhe, flui a natureza ao longo dos séculos desde os primórdios da humanidade. Harmoniosa e perfeita, cintilando brilhos e destilando aromas, expõe o melhor de si, celebrando a vida que recolhe dos céus, enobrecendo a terra que lhe sustenta e firma. Frágil infante, expõe sua inocência ante olhares tão desatentos! Oxalá nenhum incauto a pise, nenhum excesso climático a tome de  surpresa, nenhum peso a sufoque privando-a da luz, nenhum animal a mastigue, nenhuma mão a arranque,  pois nada pode fazer por si mesma a não ser germinar. Teu êxito vem das bênçãos das estações favoráveis ou dos favores ocasionais de algum excêntrico, que a tome por útil a seus propósitos particulares. Sensível, tu recolhes com humildade as graças que por ventura te acolhem. 

Que nada a atrapalhe e te tornarás fartura!  Que ninguém te impeça e serás sombra e frescor! Que nenhum insensato te destrua e serás frutos! Que a insensibilidade não te ignore e produzirás grãos em abundância! Que o egoísmo humano não te leve a ser desprezada e serás alimento de tantos! Que não te rejeitem e serás abrigo de pássaros e insetos! Que não te decepem e o chão se enriquecerá de húmus! Que não estejas tu no caminho do homem que só enxerga a si  próprio e suas necessidades capitais e, quem sabe, terás algum futuro mais nobre do que acender churrasqueiras e fornos ou compor mobílias! Que o excesso de gás carbônico não te enfarte! Que a camada de ozônio não se extingua e o sol não te seja inclemente e, quem sabe, esparramarás sementes ao vento! Que a praga não te encontre e a melodia de tuas folhas, algum dia, acompanhará a brisa e te fará notável pelo perfume de tuas flores que excitarão olfatos! Se não dos homens, ao menos, das abelhas e dos colibris! Que não te tornes caibros, cercas ou ripas e, quem sabe, tuas flores hão de colorir a primavera! Ah! Minha preciosa promessa! Que o Criador te proteja dos homens insensíveis!

Li esta semana que nem um imperador é páreo para um homem sem desejos. O tanto querer é fruto do desejar sem fim. Aquele que não controla seus desejos não considera o próprio entorno, por conta da ânsia de satisfazer as incessantes vontades, que de modo geral, só findam com a própria morte, pois, só assim, cessará o progressivo desejar. De certo modo, nada pode ser onde o homem sem luz deseja ser. Que graça teria passear em um carrão último tipo, vestido finamente, acompanhado de uma linda mulher, famosa e sensual, ao longo de uma estrada que margeia um rio de águas podres, um mar sem vida,  sentindo o vento de um ar contaminado e radioativo, em meio a uma floresta de concreto e aço, em um planeta, irreversivelmente, morto! Extinto, não só pelo chorume do lixo, mas também pelo chorume fétido e contaminante que flui nas veias de quem tem só a si mesmo por prioridade!

Marcondes                                     14 de abril de 2014                            01:56

 

Gostou? Então compartilhe

8 comments on “Repense suas prioridades! Dá tempo.”

  1. Pedro Responder

    Já passou da hora há muito tempo de voltarmos nossa atenção e cuidados para o meio ambiente que vivemos.
    A natureza não perdoa os estragos que fazemos no dia a dia e durante muitos séculos, agora estamos pagando pelos danos e recebendo em troca tudo que “doamos”: falta d’água, muito calor, muito frio, excesso de água como estamos presenciando em todo o planeta devido ao aquecimento global que não irá parar devido ao efeito estufa causado pelos gases do veículos automotores e das chaminés das indústrias.
    Cada um de nós é responsável por tudo que está aí e também pelo que podemos fazer para melhorar ou deixar menos pior, temos que ter atitudes por mínimas que sejam como cuidar, separar e destinar os recicláveis, cuidar da manutenção de nossos carros, do lixo que esta em frente da nossa casa mesmo que não foi você que causou o problema porém ele está lá e irá para frente, um pouco de coragem e boa vontade não fará mau a ninguém.
    Pode ser pouco todos este detalhes mas poderemos contribuir para uma pequena melhoria dos problemas que estamos passando agora.
    Devemos também cobrar responsabilidades de nossos governantes através de melhores políticas voltadas para a natureza.

    • Francisco Marcondes Responder

      Prezado Pedro!
      Estamos alinhados!
      Mais do que fazermos nossa parte é preciso pregar a conscientização para a preservação da natureza, da fauna e da flora, começando pela conscientização dos nosso filhos, dos nossos sobrinhos, dos nossos parentes, dos nossos alunos, vizinhos e assim por diante.
      Uma hora o homem há de compreender o quanto ele é dependente da mãe natureza.
      Grande abraço e obrigado pela visita ao blog e pelo teu comentário de apoio!
      Marcondes.

    • Francisco Marcondes Responder

      Olá Charbel !
      Há duas formas de se aprender algo na vida.
      Uma delas é pelo prazer e a outra é pela dor.
      O problema é que se deixarmos que o ambiente se deteriore demais, chegará a um ponto em que a reversão não será mais possível, sem que a humanidade pereça.
      Obrigado pela visita ao blog e pelo comentário.
      Abraço!
      Marcondes.

  2. A.Piatecka Responder

    Caros.
    Estamos todos conscientes e ativos, para a preocupação que é , enorme com a massa carente, que face às suas necessidades de sobrevivência convivem com todos os mal feitos que a natureza não suporta, portanto, temos que sensibilizar um grupo de carentes ( 10/20 pessoas ) e passar a conviver com seu modo de vida e tentar viabilizar nosso futuro, caso contrario , como a massa dos carentes é significativamente muito grande, o esforço dos demais não sera suficiente para alterar esta situação .
    Quando eu digo convier , não quer dizer mantê-los , e sim assessorá-los. Na falta de opção procure uma igreja evangélica da periferia e localizaras !!!

    • marcondes Responder

      Prezado A. Piatecka!
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Um, cuidar de 5 mil é impossível, porém, se um cuidar de 10 e cada um dos dez cuidar de 20 e cada um desses 20 cuidar de 25, chegaremos ao resultado esperado. Assim eram administradas e julgadas as causas durante o Êxodo, ou seja, estabelecendo lideranças.
      Se em cada pessoa consciente tivéssemos um multiplicador, quem sabe a missão de recuperar o meio ambiente não fosse assim tão impossível.
      Grande abraço e mais uma vez obrigado pela visita e pelo comentário!
      Marcondes.

  3. Edilson Responder

    Boa tarde amigo Marcondes, é meio que isso mesmo; não cuidamos de pessoas, vamos cuidar da natureza, claro que não, é melhor cuidar das coisas, diz os insanos seres humanos.

    • Francisco C Marcondes Responder

      Grannnde Edilson!
      Obrigado pelo comentário e pela visita ao blog.
      Creio que falta amor ao próximo e também estender o conceito de próximo a todos os seres viventes criados por Deus, incluindo-se aí fauna e flora!
      Grande abraço e uma ótima semana pra você e tua família!
      Marcondes.

Deixe uma resposta