Logo-grupo-cimm

Domestique teus medos, domine teu estresse!

111 boi n'aguaQuando eu tinha uns 23 anos, ouvi de Gastão Reis, que na ocasião era diretor de uma das áreas da Sandvik (empresa onde trabalhei muitos anos) e estava nos proferindo uma palestra sobre vendas, em uma de nossas convenções,  que a qualidade “número um” de um vendedor é a saúde.

A  nossa saúde é mais importante do que nossa própria família (não é mesmo Aldeci?), pois sem saúde, não teremos condições de oferecer tudo o que ela necessita de nós  ou que gostaríamos de entregar a ela.

Um bom começo em vendas é poder chegar à mesa do cliente bem disposto, com um sorriso nos lábios, alinhado, com bom ânimo e desejar-lhe um bom dia, com todas as letras, ou seja, com entusiasmo e alto astral!

As pessoas em geral, principalmente em nosso concorrido mercado,  enfrentam situações muito semelhantes as nossas. Já têm razões suficientes para que suas preocupações, por si só, lhes derrube o semblante ou lhes diminua o ânimo, assim, o vendedor não deve ser mais um motivo de tensão, muito pelo contrário. Um bom vendedor deve ser como um raio de sol, que por onde passa a tudo ilumina. Seu bom humor, seu modo positivo de ver a vida e os negócios deve irradiar confiança a todos aqueles que por ventura encontrar. Otimismo, gera otimismo, alegria gera alegria, confiança gera confiança, em suma, um bom vendedor é luz, é resposta, é solução, é esperança, é ânimo, é boa palavra, enfim, é benção na vida de seus clientes, de seus colegas de trabalho, incluindo o pessoal interno! O bom vendedor liga para cobrar aquela cotação atrasada, mas também liga para agradecer aquele trabalho bem feito, liga par dividir o mérito e comemorar junto! Sabe criar sinergia por onde quer que passe! Sabe que todo bom resultado é mérito coletivo de uma equipe de valor!

Assim, reflita sobre seus pensamentos e suas atitudes, para que seu comportamento e todas as suas palavras irradiem entusiasmo, coragem, ousadia, criatividade, inovação, estratégias vencedoras, confiança, crescimento, positivismo, alto astral e muito ânimo. Não tenha a mínima dúvida que essa ação te retornará em forma de vitórias e grandes realizações! Creia!!!

Atualmente, muitas pessoas buscam as academias para malhar duas a três vezes por semana o físico, porém, o mesmo deveria ser feito para malhar o ânimo!  Sim! No mínimo três vezes por semana  separar um momento para jogar fora todo o lixo psíquico, todo pessimismo, todo tipo de pensamento, que em nada contribua para o êxito próprio e da equipe à qual pertence. Quem sabe quinze minutos, todos os dias, para refletir sobre o sentido que têm dado a própria vida, para refletir sobre quais crenças têm interferido no êxito e na felicidade de serem o que têm sido e o que poderiam ser! Do mesmo modo que é moda malhar o corpo, malhar também o espírito, exercitar a fé! Orar por si e pela família, pelos colegas de trabalho, pela empresa, pelo bairro, pela cidade, pelo estado, pelo país, pelo mundo, pelo universo, pela natureza e tudo quanto Deus  colocar no coração! Nem precisa orar tudo de uma vez! É incrível o que pode render quinze minutos por dia ao longo de uma existência!

Todos sabemos que a qualidade de nossos pensamentos interfere na qualidade de nossas vidas! Então! Ponha teus pensamentos para malhar na academia do ânimo, da garra, do tesão, da vontade, da vitória! Não transfira aos teus filhos os sonhos que você sonhava realizar!! Aos teus filhos cabem os sonhos deles mesmos! Não ocupe a vida dos teus filhos para realizarem os teus sonhos!! Seja você aquele engenheiro, aquele advogado, aquele médico, aquele especialista, aquele programador, aquele mestre, aquele doutor! Cara! Não fique aí olhando pra carteira profissional contando quanto tempo falta para se aposentar!! Não tenha pena de si mesmo!  Cara! Dá tempo!!!  Tire a “bunda” dessa cadeira agora! Já! Você pode! Que teus filhos se curvem diante do teu exemplo e não ante a tua ladainha! Que teu ânimo seja referência a todos os seus descendentes e por muitos anos! Não importa em que momento do jogo o gol foi feito! Pode ser até no último minuto da prorrogação! O gosto da vitória e o nome gravado na galeria dos vencedores, não tem preço! Duvida?

 O mundo e o tempo não param e nem vão parar! O mercado necessita de você, tua equipe clama pelo teu ânimo! Ao invés de chorar, venda lenços. Não realize vendas, realize sonhos! Semeie ânimo por onde passar!

Epicuro, dizia: Se o mal que você tem, tem solução. Para que se preocupar? Se o mal que você tem, não tem solução. Para que se preocupar? Ao invés de se preocupar, use essa energia para criar! Domestique teus medos! Enfrente seus desafios! Foque a vitória, foque as soluções! Remodele tuas crenças! Faz de ti mesmo um vaso novo e surpreenda ao mundo e a ti mesmo! Você foi feito para vencer!

Marcondes                     16 de Setembro de 2013                              00:49

Gostou? Então compartilhe

10 comments on “Domestique teus medos, domine teu estresse!”

  1. Cícero Antonio Responder

    Com certeza a Saúde e bom humor são a alma do negocio, é horrivel você ser atendido em qualquer que seja o local por uma pessoa desanimada e desmotivada ou por alguém que só reclama, quando vamos a um local fazer uma compra, ou somos visitados por um vendedor queremos que ele nos atenda com o seu melhor e assim nos sentirmos seguros da compra que estamos fazendo e não ficarmos com medo de um mal negocio ou duvidas mal esclarecidas.

  2. Aldeci Responder

    Olá Marcondes, continuo pensando igual.rs
    Também acredito que sorrir verdadeiramente é um combustível incrível para nossas vidas.
    Haja visto o filme infantil ” Os Monstros SA”
    Grande abraço

    • FRancisco C Marcondes Responder

      Estimado Aldeci!
      Obrigado pela tua amizade.
      Como vc pode ver, não me esqueci daquele dia em que vc me convenceu de ir ao oculista.
      Vc e a Cibele foram muito legas comigo aquele dia. Vou me lembrar sempre!
      Ok! Foram legais sempre, mas aquele dia foi marcante!
      Já que aprendi, partilho!
      Ainda não assisti esse filme, mas vou ver se assisto!
      Grannnnnde abraço!!
      Marcondes.

  3. Dora Silva Responder

    Ótimo texto Marcondes! Inspirador… Sorrir é sempre importante, faz bem para a alma e retarda o aparecimento de rugas, rs.

    Beijos.

  4. João Evangelista LEÃO Responder

    Muito legal, foi muito bom ler isto, preciso sorrir mais e ir em frente para conseguir um emprego de vendedor !
    Um grande abraço!

    • Francisco C Marcondes Responder

      Estimado João Evangelista!
      O escopo aqui era a questão venda, contudo, se você sorrir mais e for em frente, será melhor em qualquer profissão!
      Grande abraço!
      Obrigado pelo comentário e pela visita ao blog!
      Marcondes.

    • marcondes Responder

      Estimado Edilson!
      Só me dei conta desse teu comentário hoje.
      Muito obrigado por tua palavras e por tua visita.
      Fico feliz que tenha gostado!
      Grande abraço!
      Marcondes.

Deixe uma resposta