Logo-grupo-cimm

Nem toda paixão resulta em êxito!

A NarcisoNão há nada mais temeroso que alguém apaixonado por si mesmo. Ricas oportunidades passarão ao largo, sem que esse as veja, pois, para si,  o universo está centrado  em suas inabaláveis convicções. Afinal, para um egocêntrico, o que poderia ter mais valor do que a própria opinião? Aceitar ou, ao menos, considerar outra alternativa, poderia por em risco sua reputação, seu status quo e ferir a própria vaidade. Assim sendo, ainda que se ponha tudo a perder, mantém-se firme em seus pontos de vista, mesmo quando equivocados. Se tudo der errado,…. encontrar-se-á uma justificativa plausível para que outrem seja responsabilizado! Ao menor questionamento, esse erguerá o escudo da experiência pessoal acumulada ao longo dos anos, sem, por vezes, dar-se conta de que fazer tudo sempre do mesmo modo, por anos a fio, não resulta em acúmulo algum de experiência. Um apaixonado pelas próprias ideias, tem duas orelhas, mas não dois ouvidos! Está muito mais preparado para argumentar o porquê de estar certo, do que aberto a ouvir seus clientes, seus superiores, seus subordinados, seus filhos, seus cônjuges, seus alunos, seus professores entre outros sobre outras possibilidades de certezas. Para ele só há uma maneira ótima de se fazer as coisas, à maneira dele.

Contudo, isto não garante que todo egocêntrico vai se dar mal na vida. Porém, sempre que um deles se dá bem, muitos ao seu redor se dão mal, pois o júbilo de um é construído à custa da angústia de outros. Todo merecimento será sempre reservado a si. Por isso mesmo, é impossível que construa uma equipe vitoriosa, já que se houver mérito a ser auferido, esse obviamente será todo seu. Vê-se como um cometa brilhante que arrasta atrás de si um rastro de incompetentes, que nada seriam sem a sua inteligência e favores, ainda que esteja ocorrendo, justamente o oposto. Algum dia os vermes hão de comer-lhe a carne como a de qualquer mortal, desde que não lhe avisem sobre isso, pois se souber optará pelo crematório. Como tudo na vida é uma questão de tempo, lugar, pessoas e circunstâncias, cabe a cada um decidir como deseja chegar ao poder, tanto quanto à quem se submeter. Muitos jamais permitirão que sua vanglória seja ferida, embora isso possa custar-lhes uma chaga na alma ao longo da eternidade.

Há no entanto quem se posicione de modo completamente oposto a esses. Tudo partilham, tudo dividem, tudo servem, tudo inspiram  sem nada requerer para si próprios, talvez seja, bem por isso, que costumam ser lembrados e celebrados. Alcançam autoridade por meio do conhecimento e da competência, e admiração por intermédio da humildade, nunca pela força ou abuso de poder. O verdadeiro líder cerca-se de talentos e orgulha-se da equipe que tem. Vibra com as vitórias de seus aliados e seguidores. Nunca está ocupado para oferecer alguma orientação e quando a faz, guarda segredo. Sente-se mais feliz em favorecer do que ser favorecido. Nada o alegra mais do que contribuir para estar rodeado de gente feliz e competente. Vê em cada pessoa um potencial e não um aborrecimento.  Não raramente, nem se dão conta do valor que têm! Muitas e muitas vezes passam desapercebidos na terra, para serem lembrados nos céus! São como se não trabalhassem para o reconhecimento dos homens, mas, antes disso, dos anjos! Se por um lado tudo aqui possa soar como um exagero, quem sabe sirva de inspiração a quem aqui encontrar algum sentido!

Tenho todo o controle sobre o que escrevo, porém nenhum sobre o que será interpretado. Que o mestre dos mestres me abençoe para que, se esse texto surtir algum efeito, que seja positivo!

Marcondes               08 de Julho de 2013                       23:21

Gostou? Então compartilhe

14 comments on “Nem toda paixão resulta em êxito!”

  1. ANTONIO LOPO Responder

    CARO AMIGO MARCONDES, ESTIVE EM SEU STAND NA FEIMAFE DESTE ANO E LHE AGRADECI PELAS COISAS QUE ESCREVE.
    LEIO TODAS AS SUAS PUBLICAÇÕES E NÃO SINTO NENHUM CONSTRANGIMENTO EM DIZER QUE SOU SEU FÃ,KKKKK.
    VERDADEIRAMENTE NESTE ARTIGO VOCÊ SE SUPEROU, DIRIA EU, NÃO COM A MESMA RETÓRICA E BRILHANTISMO QUE LHE É CONCEDIDO POR DEUS, QUE ESTE TEXTO É UMA DEFINIÇÃO PERSPICAZ DE EGOCENTRISMO, COMO NUNCA EU HAVIA LIDO, COMO PÔDE SER TÃO CLARO FIRME E DIRETO EM UMA EXPLANAÇÃO A ESSE RESPEITO.
    DISSE A VOCE QUE USO SEUS TEXTOS EM ENCONTROS RELIGIOSOS E SAIBA CARO AMIGO QUE ESTE SERÁ MAIS UM E QUE POR OBRA E GRAÇA DA PROVIDÊNCIA DIVINA É JUSTAMENTE O QUE PRECISAVA PARA O MOMENTO.
    SENDO EU TAMBÉM UM SER HUMANO PASSÍVEL DE MUITOS ERROS, SEI QUE COMETO MUITOS, ESTE TEXTO VEIO ME ALERTAR A NÃO COMETER O ERRO DO EGOCENTRISMO E DO EGOÍSMO, POR ISSO, COM O DEVIDO RESPEITO E GRATIDÃO VOU USÁ-LO PARA MELHORAR A MIM MESMO, AOS AMIGOS E TODOS OS QUE ME RODEIAM.
    MUITO OBRIGADO POR MAIS UM TEXTO SIGNIFICATIVAMENTE EXTRAORDINÁRIO.
    ABRAÇOS.

    • Francisco C Marcondes Responder

      Estimado Antônio!
      Tua visita e tuas palavras muito me alegram.
      Me estimulam a continuar.
      Muito obrigado mesmo!
      Fique à vontade para utilizar os textos que puderem te ser úteis.
      Sou grato a você por expandir meus textos ao conhecimento de mais pessoas.
      Me sinto prestigiado!
      Grande abraço!
      Marcondes.

  2. Joaquim Guedes Neto Responder

    BOM DIA !!!

    MUITO BOM O TEXTO, PRECISAMOS LER COISAS ASSIM,POIS AS VEZES TOMAMOS ALGUMAS DECISOES, SEM PERCEBER AS COUSAS POR PROXIMOS….
    MAS HOJE VC ACORDO COM A MACACA, HEINNN !!!

    • Francisco C Marcondes Responder

      Bom Dia Guedes!
      Fico feliz que tenha gostado do texto!
      Há dias em que as ideias fluem mais fácil e isso se reflete no que escrevo.
      Muito obrigado pela visita e pelo comentário.
      Grande abraço!
      Marcondes.

  3. Marcelo Responder

    Os “exageros” são muito interessantes para que o sentido a ser dado possa ser claramente colocado e recebido pelo leitor. Bons professores costumam fazer isso, principalmente aqueles que sabem o que estão falando.
    Realmente, nós sempre temos muito o que aprender nesta vida, quando estamos convictos, podemos não estar tão certos quanto pensamos.

    Valeu Marcondes!

    • Francisco C Marcondes Responder

      Grannnde Marcelo!
      Um prazer receber teu comentário e tua visita.
      Você percebeu bem. É assim mesmo. Por meio do exagero conseguimos fixar melhor uma mensagem. Muitas vezes ao colocarmos o problema em uma terceira pessoa, fica mais fácil de percebermos quais e até que ponto também incorremos em algumas atitudes não muito recomendáveis.
      Uma boa tarde pra você e um grande abraço!
      Marcondes.

  4. Alexandro Responder

    Olá meu caro Marcondes.
    Reconheço que acima de qualquer coisa eu sou muito abençoada por ter conhecido uma pessoa como você.
    Uma pessoa que escreve e compartilha algo tão rico através de palavras como essas, só pode estar sendo usada por Deus, para causar reflexão na vida daqueles que o acompanham.
    Meus Parabéns guerreiro, esse texto foi realmente demais!!!
    Um forte abraço!

    • Francisco C Marcondes Responder

      Estimado Alexandro!
      Fico feliz com tua visita e muito agradecido por tuas palavras de apreço à minha pessoa e ao meu trabalho. Uma pena não termos tido a oportunidade de trabalhar mais tempo juntos.
      Há anos que me tornei um leitor assíduo. Quanto mais se lê, mais facilmente começa a fluir a escrita. Quanto melhor os livros e os escritores, ou seja, quanto melhores os mestres, maiores são as chances dos alunos alcançarem êxito. Se sou mesmo bom, devo muito aos meus mestres.

      Ao me referir aos mestres não falo só dos professores das escolas que frequentei, mas também de alguns amigos e chefes com quem aprendi muito também.
      Meu gosto pela leitura devo a Paulo Shimizu, a meu irmão José, que levou me a me interessar pelos escritores Russos, por exemplo, a Roberto Cacuro, que me pôs em contato com os livros e contos da tradição Sufi, a Ezir Yoshimura que nos primeiros 7 anos de casado dele, optou por não ter TV em casa para aproveitar melhor o tempo livre e ler mais. Todos foram importantes na formação de minha cultura literária. Tenho outro ponto a meu favor, minha mulher é formada em letras e sempre me ajuda nas dúvidas ortográficas e gramaticais.

      Tenho muitos dicionários em casa. Muuuitos mesmo! Dicionário de língua portuguesa, de ortografia, de regência nominal, de regência verbal, de verbos, de sinônimos, de antônimos, de etimologia, de latim, de rimas, de ideias semelhantes, entre outros tantos. Coisa de quem gosta de escrever!!

      Mas para prestar a devida honra a quem, mais que todos, a merece, sei que quando minhas palavras tocam o coração das pessoas é porque o maior dos meus mestres ouviu as minhas suplicas para que minhas palavras não sejam vazias, mas antes disso, instrumento da vontade Dele.

      Seguirei me esforçando para melhorar a cada novo texto e poder continuar contando com o privilégio da tua companhia!

      Grannnde abraço!

      Marcondes.

  5. Barbieri Responder

    Inoxid’avel mestre,

    conforme disse, foge-lhe o controle das interpretacoes. Pois bem, divido a minha: Cirurgicamente precisas as colocacoes, apenas lamento que estas sabias palavras afugentem aos egocentricos logo ao iniciarem a leitura, tal qual o diabo da cruz.

    Perfeito e providencial conforto, para mim. Muito obrigado.
    Abracos.

    • Francisco C Marcondes Responder

      Galvanizado e Cromado Amigo|!
      O mundo organizacional pressiona tanto que todo texto que passe de 3 linhas fica difícil a qualquer um seguir na leitura, porém, é possível que alternativas interessantes passem ao largo da percepção de quem, talvez, mais deveria considera-las.
      Um dos maiores desafios de qualquer pessoa é enfrentar a si mesmo!
      Marcondes.

  6. Arlindo do Amaral Wandelê Responder

    Olá Marcondes,
    Acho que talvez possa não se lembrar de mim, brincadeira, sei que é muito difícil se esquecer das pessoas com quem convive.
    Quero primeiramente te dizer que por diversas vezes me percebi vivenciando dentro do seu artigo, e o mais interessante é que ora de um lado ora de outro.
    Contudo te digo que me fez muito bem e vou com certeza compartilhar, exceto com o filho da puta do meu chefe rsrsrs.
    Sem mais delongas meus parabéns e um grande abraço.

    Arlindo

    • Francisco C Marcondes Responder

      Olá Arlindo!
      Que grata surpresa.
      Fico feliz com tua visita e teu comentário.
      Espero que esteja bem e em plena saúde.
      Tenho me dedicado a buscar o caminho da verdade, mesmo sabendo que a verdade de hoje pode não servir para o amanhã.
      Me agrada saber que você gostou do texto e que ele te levou a reflexões, o objetivo é esse mesmo!
      Obrigado mais uma vez pela visita!
      Grande abraço!
      Marcondes,

Deixe uma resposta