Logo-grupo-cimm

Elogie mais e seja mais feliz!

SorrisoO êxito pessoal começa quando as pessoas sentem prazer pelo que fazem, quando as pessoas transmitem felicidade a quem precisa do serviço ou produto que elas podem oferecer. Êxito e felicidade andam juntos, são inseparáveis. Pessoas felizes trabalham melhor, produzem melhor, são mais fiéis, mais comprometidas e, também, costumam ser mais admiradas. Talvez , despertem mais inveja, o que não deixa de ser um outro motivo para ser feliz. Ninguém tem inveja do que não tem valor! Você já viu alguém com inveja de cocô do cachorro? Imagine a cena: “Ai, queria tanto ser aquele cocô de cachorro!”

As pessoas só sentem inveja do que é belo, do que e inteligente, do que elas mesmas gostariam de ser!

Por outro lado ….….precisamos aprender a entender a limitação emocional e a dor do invejoso. Ser feliz implica em elogiar mais, promover mais sorrisos nas pessoas e criticar menos, murmurar menos, reclamar menos. Atitudes negativas atraem negatividade. Seja franco e elogie as pessoas, com sinceridade, quando estas fizerem algo acima do esperado ou possuirem qualidades que as distinguam de outros. Distribuir sorrisos e elogios sinceros é um modo de tornar melhor a si próprio, de tornar-se uma pessoa querida, esperada e bem vinda. Nada contra fazer uma crítica construtiva (quando necessário!), contudo, pouquíssimas pessoas assistiram a aula “Como fazer da crítica algo construtivo!”. Se for criticar, critique com e por amor. Talvez a palavra aconselhar caisse melhor aqui.

De modo geral as pessoas estão sempre mais prontas para criticar e menos prontas para elogiar. Creio que isso venha do berço, algo cultural mesmo. Nem por isso, tal costume é imutável.  Muitos temem elogiar e em seguida serem assediados por uma solictação de aumento de salário, alguma concessão, algum favor.  É preciso aprender a lidar com isso, para poder exercer  a maravilhosa prática do elogio e sem ser falso. Todo elogio costuma voltar em forma de gratidão e simpatia. Duvida? Você já tentou? Em tua vida tens sido mais crítico ou mais elogiador, motivador?

Não confunda ser elogiador com ser político. Politicos elogiam por puro intersse e pensando em si mesmos. Uma pessoa elogiadora e, portanto, mais motivadora elogia para ajudar uma outra pessoa a ser mais feliz! Sim, quem elogia alegra mais o mundo, quem critica o entristece.

Outro ponto importante é aprender a receber os elogios e os sorrisos com humildade e ética. Não é porque alguem te elogiou ou sorriu para você que, necessariamente, essa pessoa deseja algo mais do que apenas ser educada e simpatica! É elegante saber tanto perdoar a acidez dos críticos, quanto receber a doçura dos simpáticos. Ser humilde não significa se diminuir. Por exemplo, se alguém te diz: ” Nossa como você está bonito (a)! Não precisa responder: “Imagine, impressão sua!”, ou se alguém diz: “Nossa que blusa linda, caiu muito bem em você. Que bom gosto heim?” e você responde “Paguei R$ 20,00 na 25 de Março!” Acostume-se a dizer: “Ora! Muito obrigado!” e ponto.

Quando elogiar, não elogie o sapato bonito, elogie a pessoa pelo bom gosto que ela tem de saber escolher um sapato! Não elogie o trabalho, elogie a competência do indivíduo que o realizou! (Não é mesmo Samanta Luchini?)

Elogios verdadeiros e sorrisos fraternos podem fazer verdadeiros milagres na vida das pessoas e no ambiente de trabalho também.

Assista ao vídeo do link abaixo e confira!

http://www.youtube.com/watch?v=PWSMOxOlOac

Marcondes         21 de maio de 2013               02:13

Gostou? Então compartilhe

8 comments on “Elogie mais e seja mais feliz!”

  1. Edivandro Responder

    Concordo com o seu ponto de vista, não é necessário ficar com medo de elogiar,lendo seu texto no inicio da manha faz com que já me sinta feliz e vou para o trabalho adapto a tentar utilizar suas dicas.

    • Francisco C Marcondes Responder

      Olá Edivandro!
      Obrigado pelo comentário e pela visita ao blog.
      Creio que a felicidade seja composta pelo somotório de pequenas coisas, entre elas, elogios e sorrisos!
      Abração meu amigo,
      Marcondes.

  2. sandra regina v rodrigues Responder

    Bom dia grande Marcondes.
    Continuamos aqui.Não tenho manifestado muito minhas opinioes, porém continuo lendo todos seus
    artigos.Hoje lendo, gostei muito.Me veio um pensamento um tanto maldoso, mas não falso.Muita gente
    nester país, receberia um elogio se fosse comparado ao coco do cachorro…
    bjão
    Sandra.

    • Francisco C Marcondes Responder

      Olá Sandra!
      Muito obrigado pelo comentário e pela visita ao Blog!
      Espero que vocês estejam todos bem.
      O pior é que é mesmo não Sandra! kkk
      Existem pessoas que o cocô do cachorro estaria em um nível supeior.
      Grande abraço e mais uma vez obrigado pela visita e pelo comentário!
      Marcondes.nsa

  3. Aryoldo Machado Responder

    Legal Professor Marcondes. Devo elogia-lo por este brilhante artigo. São colocações precisas e sempre nos remetendo à reflexão. Obrigado Professor por sempre nos lembrar que devemos ser felizes.

    • Francisco C Marcondes Responder

      Estimado Aryoldo!
      Difícil expressar o contentamento que me dá ser chamado de professor por alguém que considero um grannnnnde mestre!
      Que Deus te abençoe e prolongue teus dias de felicidade sobre a face da terra!
      Grannnde abraço e muuuuito obrigado pelo teu comentário!
      Para mim não tem preço!
      Marcondes.

Deixe uma resposta