Logo-grupo-cimm

Ilumine-se enquanto há tempo!

O poder da luzA emoção sensibiliza. O filme leva à reflexão. A música  desperta a lembrança. O livro abre a mente. A pregação expande a visão. A aula explica. A amizade conforta. A consciência consola. A dor valoriza a perda. A saúde anima. A autoconfiança reduz a fome. A sabedoria expande o ser. A auto-estima acalma. A educação humaniza. A humildade santifica. O amor ilumina. O arrependimento abate. O perdão dignifica.  A vitória exalta o ego. A fé edifica o espírito. A vaidade corrompe. E hoje é uma terça feira e só posso viver o agora, esse momento impossível de registrar.

Quando toco a tecla já passou e enquanto me direciono à ela ainda é futuro. Tudo se move continuamente, astros, estrelas, rios, nuvens, crostas, magmas, moléculas, átomos, seivas, sangue, fótons e meus pensamentos, que talvez não sirvam a mais ninguém. Enquanto pulsam corações, descargas elétricas movem neurônios dando vida à própria vida. Enquanto sorvo um ultimo gole do néctar escorrido das cepas colhidas e esmagadas por êmbolos, pistões ou quem sabe pelos pés da família de algum vinicultor, nanosegundos metralham-me e transpassam-me a alma. Não posso crer que tal vinicultor se ocupe com tais elucubrações. E amanhã já será quarta feira. Tudo continuará como tem sido, dia após dia. Como pistões esmagando cepas, como êmbolos movendo a mecânica do cotidiano. Alguns seguirão ardendo no duro labor e outros sugando deles o suor. Alguns corrompendo, outros roubando, outros mentindo, outros enganando, alguns traficando, outros assaltando e mais alguns fazendo coisas piores. Claro! Uma boa parte, quem sabe, estará se ocupando de afazeres mais dignos, ainda que dominados por outros não tão dignos quanto.  E todas essas palavras para quê servirão? Que falta fariam se jamais fossem escritas? Se o homem só amadurece com a dor e o sofrimento e só o tempo pode fazê-lo ver o que os olhos não alcançam, só pode ser essa a razão desse todo tão acelerado. Nem o tempo aguenta mais o homem e corre para livra-se dele! Nem sempre o que parece pessimista tem esse propósito!!!

Marcondes                             09 de Abril de 2013                                    01:38

Gostou? Então compartilhe

10 comments on “Ilumine-se enquanto há tempo!”

  1. Wanderley Bastos Responder

    Bom dia Prezado Marcondes!!!

    Belo texto para começar o dia.
    Me passou um filme pela cabeça agora. Ao mesmo tempo em que me senti envaidecido por não fazer parte desta máquina de corrupção, me senti triste pelo fato disto não ser uma rotina na vida da maioria das pessoas: “[…]Alguns seguirão ardendo no duro labor e outros sugando deles o suor.”

    Sei que não foi esse o propósito do texto, mas foi o que tirei para reflexão hoje.

    Tenha um dia muitíssimo abençoado e parabéns pelo trabalho.

    • Francico C Marcondes Responder

      Olá Wanderley!
      Um ótimo dia pra você!
      Muito orbigado pelo comentário e pela visita ao blog.
      Os que sugam o suor, não necessariamente, são outras pessoas, mas o próprio sistema econômico que sobrevive à medida em que o povo se endivida.
      Desde crianças quase toda propaganda prega que a felicidade está em se adquirir isso ou se comprar aquilo.
      Assim, para pagar as prestações da felicidade efêmera, individa-se o homem que empenhará seu duro labor para dar conta dos compromissos assumidos.
      Ocorre que a felicidade depende muito mais do amadurecimento intelectual e espiritual de cada um, isso significa que a cada cabeça cabe uma esperança!
      Grande abraço!
      Marcondes.

  2. Fani Responder

    Caro amigo Marcondes,
    seu blog está täo bom, mas täääo bom! Muito obrigada por dividir tanta coisa boa com a gente. Gosto de chamar o que vc está fazendo como uma espécie de medicina coronária onde as pilulas de nitroglicerina säo as suas palavras escritas e faladas (ah, que saudades das suas palestras!) ajudando a curar obstrucöes na alma e nos pensamentos. Um grande abraco da japa. PS. desculpe demorar tanto pra aparecer por aqui.

    • Francisco C Marcondes Responder

      Querida Fani!
      Já havia feito a réplica do teu comentário, mas como postei errado, talvez não tenho chegado até você,por isso estou reenviando. Beijão.
      **************
      Pra vc não tem dia nem hora, pode chegar chegando, leve o tempo que levar demore o que demorar!
      Ganhei meu dia hoje!
      Gosto muito de vc e te admiro pra c…aramba!!
      Fiquei muito feliz com tua visita ao blog!
      Saber que vc me acompanha aumenta muito a minha responsabilidade, mas é uma doce responsabilidade. Vou me esforçar para caprichar mais!
      Espero que você e suas duas pricezas estejam muuuito bem por aí, na segunda pátria de todos os Sandvikeanos!
      Um beijããããão pra vc e que Deus os abençoes a todos por aí!
      Mais uma vez obrigado pelas palavras e pela visita!
      Marcondes, teu irmão brasileiro!

  3. Francisco C Marcondes Responder

    Querida Fani!
    Pra vc não tem dia nem hora, pode chegar chegando, leve o tempo que levar demore o que demorar!
    Ganhei meu dia hoje!
    Gosto muito de vc e te admiro pra c…aramba!!
    Fiquei muito feliz com tua visita ao blog!
    Saber que vc me acompanha aumenta muito a minha responsabilidade, mas é uma doce responsabilidade. Vou me esforçar para caprichar mais!
    Espero que você e suas duas pricezas estejam muuuito bem por aí, na segunda pátria de todos os Sandvikeanos!
    Um beijããããão pra vc e que Deus os abençoes a todos por aí!
    Mais uma vez obrigado pelas palavras e pela visita!
    Marcondes, teu irmão brasileiro!

  4. Marcelo Responder

    Muito legal Marcondes, “nem sempre o que parece pessimista tem esse propósito”, depois daquelas reflexões rs, legal.
    Quando analisamos as situações especificamente ou genericamente, o empenho em entender alguns porquês da vida, a análise do micro e do macro e de mim nisso tudo, etc., na busca por alguma verdade se é que ela existe rs. Dependendo da profundidade, e principalmente se por hora não encontrar nada, poderá parecer uma visão pessimista das coisas, e muitas vezes não é, é apenas uma fase intermediária de um entendimento maior que ainda não conseguimos notar ainda, mas que certamente, com persistência e propósito virá.

    Obrigado por compartilhar tanto!

    • Francisco C Marcondes Responder

      Estimado Marcelo!
      Você sem se dar conta está se tornando mais um filósofo!
      Muito legal teu raciocínio!
      A idéia da fase intermediaria é bem legal!
      Às vezes precisamos passar um tempo na escuridão para aprender a dar a devida importância à luz. Outras vezes passamos por certas difucldades e aprendemos a valorizar melhor à fartura e assim por diante.
      Para quem gosta de filosofia, viver é um eterno aprendizado.
      Muito obrigado pela visita!
      Abração!
      Marcondes.

  5. Edilson Responder

    Boa noite amigo Marcondes, mais uma vez estou lendo um pelo texto.

    De fato o sistema nos envolve de várias maneiras, e a cada dia que passa temos que aprender um jeito novo de burlar o sistema sem dele se afastar, creio é que seja aproveitando as simples coisas da vida, tentando fazer o bem não importa a quem, e acreditando que um dia tudo vai passar, mantendo a fé, é assim que vamos continuar.

    Deus te abençoe e continue a te usar!!!!

    Ósculo Santo!!!

    • Francisco C Marcondes Responder

      Estimado Edilson!
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      A impressão é que o sistema visa tão somente o poder e nada mais que o poder.
      Há melhorias sim, mas antes da melhoria o poder pelo poder.
      Criam-se dificuldades para, posteriormente, venderem-se as facilidades. Ao se resolverem as dificuldades, que o próprio sistema criou, para muitos, o sistema ainda se passa por paladino da justiça.
      Por isso, é importantíssimo que as pessoas de bem nunca se desanimem, pois são os únicos dos quais as esperadas mudanças poderão vir.
      Grannnnnde abraço!!!
      Mais uma vez obrigado pelo comentário e pela visita!!
      Marcondes.

Deixe uma resposta