“A Beleza da Simplicidade”

Simplicidade

Vivemos em um modelo econômico cuja base de sustentação reside no consumo crescente e contínuo. A mídia, de modo geral, nos prega a necessidade progressiva de inovações e tecnologias, cada vez mais sofisticadas, para que possamos obter níveis sustentáveis de competitividade; o que, até certo ponto, é verdade. Ocorre, no entanto, que por mais avançada que seja uma tecnologia, ela precisará ser entendida, absorvida e aplicada, de modo eficaz, antes que os concorrentes o façam. É fundamental que haja competência e disciplina, pois tudo o que precisa ser feito, deve ser feito certo da primeira vez, na intensidade adequada, na hora exata, no lugar correto, na quantidade precisa, pela pessoa mais competente, garantindo máxima produtividade, mínimo custo e alta flexibilidade.  

A fim de que todos esses eventos ocorram a contento é preciso ter como base um planejamento estratégico bem elaborado. Contudo, planejar por si só nada garante. Só as pessoas poderão garantir alguma coisa e enquanto elas não entenderem muito claramente o que, quanto, como, onde e por que deve ser feito e, também, que desdobramentos benéficos tais ações trarão para si mesmas, não o farão da melhor maneira. Em geral o pensamento estratégico está muito claro na alta cúpula, porém, à medida que tais pensamentos descem em direção ao chão de fábrica vão perdendo a clareza pelo caminho e nada será perfeito sem um perfeito entendimento.  

A maioria dos gestores é perita nos aspectos técnicos e administrativos dos processos internos a uma empresa, mas não possuem a mesma desenvoltura, quanto à comunicação com a base da pirâmide hierárquica. Uma das razões para que isso ocorra é que, após anos de estudos, as pessoas de nível mais elevado, costumam perder um fator fundamental, para que qualquer estratégia seja bem explicada, entendida e aplicada. Esse fator se chama simplicidade e poucos têm noção do poder e da beleza contida nessa pequena virtude!

Marcondes                                          05  de Abril de 2013                                                  03:20

8 comments on ““A Beleza da Simplicidade””

  1. Raoni Andrade Responder

    Bela texto, isso trata a minha realidade atual, sempre procuro falar de forma mais clara e simples, já por ser professor do SENAI sempre deve haver um entendimento geral de qual quer assunto. Mais, uma vez você sempre arrasa com seus belíssimos textos, está de parabéns Marcondes.

    • Francisco C Marcondes Responder

      Prezado Raoni!
      Muito obrigado pelo comentário e pela visita ao blog.
      Grandes realizações dependem de um conjunto de ações executadas por pessoas, porém, se as pessoas não se comunicarem com clareza e simplicidade, aumenta o risco de não se entenderem. Parabéns pela iniciativa de ser claro e simples.
      Grande abraço!
      Marcondes.

  2. Marcelo Responder

    Olá Marcondes

    Que legal o texto, sabe que nos empenhamos em estudar, fazer a graduação, o pós, o mestrado, o doutorado, etc. E já nos dizia um sábio Professor, de que nada adiantará todo o conhecimento, se não puder fazer nada pelas pessoas.

    Então há tempos venho observando isso, e por incrível que pareça, isso é muito frequente rs! Pessoas com altíssimos níveis passando de forma muito dificultada, e o final é que todos saem sem saber direito o que fora passado.

    Penso que muitas vezes as pessoas parecem querer serem mais importantes do que os próprios assuntos que estão sendo tratados. Vejo muitas pessoas mais apresentando-se do que simplesmente apresentando o assunto com clareza.

    Acredito que devemos ter orgulho daquilo que conseguimos em todas as esferas, claro, mas não podemos querer ser mais importantes do que os objetivos e propostas que uma empresa e/ou instituição têm a oferecer para o mercado, para as pessoas e para a sociedade.

    Sempre um prazer ler seus textos e suas ideias, valeu!

    • Francico C Marcondes Responder

      Estimado Marcelo!
      Bom dia!
      Obrigado pelo comentário e pela visita!
      Quando eu tinha uns 19 anos, trabalhava na ferramentaria Volkswagen. No mesmo setor que eu trabalhava, trabalhava tambem o Sr Futema.
      Sempre me lembro de uma frase que ele me ensinou:
      “Quanto mais frutos tem uma árvore, mais ela se curva diante das outras”
      Ainda que não consigamos viver 100% do tempo assim, ter isso como meta pode nos ajudar a encontrar os caminhos da humildade e da simplicidade, pois, como você escreveu, de que vale toda o conheciento se não tivermos sabedoria, o seja, se não pudermos fazer nada pelas pessoas.
      Um grannnnde abraço!
      Marcondes..

  3. Davi Responder

    Ola Marcondes, percebo que muitas pessoas possuem uma grande sabedoria mas não conseguem transmití-la na prática por conta, muitas vezes, do ego. A liderança se faz atraves de conquistas e não por imposições. Desta forma acabam tornando as coisas dificeis, ao inves de torná-las fáceis e simples.

    O fato de uma pessoa ter a simplicidade em conversar sem agressões, não importando o cargo que ocupe, pode ser um fator determinante para que grandes ideias e estratégias sejam realizadas com excelência, afinal ninguem é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar.

    Abraços

    • Francico C Marcondes Responder

      Olá Davi!
      Obrigado pela visita ao Blog e pelo comentário!
      Salomão disse uma vez que tudo na vida é vaidade.
      São muitos os que se embrigam de seus próprios egos à medida em que crescem profissionalmente ou se enriquecem.
      De todo modo, tal comportamento faz parte da natureza humana, assim, aqueles que conseguem manter-se na humildade apesar de seu crescimento intelectual ou material é bem visto aos olhos dos santos.
      Te desejo uma ótima semana!
      Grannnde abraço!
      Marcondes.

Deixe uma resposta