Logo-grupo-cimm

Melhor do que conquistar é receber por graça!

Aquieta-te! Por mais bela que seja a beleza, não cabe nela mais do que um só amor e, quando mais houver, é porque nenhum deles, em verdade, o é. O ator que se desdobra em cena, arrebata corações, recebe aplausos e desperta desejos, a ponto de seduzir muitas beldades, todavia, faz isso valendo-se da personagem que representa. Por isso, muitas vezes, sofre, pois no fundo sabe que toma para si o que à personagem pertence. Não há duvidas sobre os efeitos alucinantes que as conquistas podem gerar à carne, no entanto, não são capazes de aquietar a alma, pois tudo o que vem da carne é efêmero. O que é tomado de outro, ainda que este outro seja uma personagem, não pode aquecer um coração por muito tempo. Não tardará para que a verdade encontre os bastidores e a realidade, em ondas, dissolverá os castelos que buscavam se firmar no espírito. Dispa-se de seus personagens e mostre a tua verdadeira cara. Agindo deste modo poderás perder muitas conquistas efêmeras, para em lugar delas, abrir ao mundo a oportunidade de poder ser escolhido e, assim, ser arrebatado para uma felicidade eterna ou, pelo menos, para até quando a morte os separe! 

Marcondes 14/10/2012

Gostou? Então compartilhe

8 comments on “Melhor do que conquistar é receber por graça!”

  1. Sergio Responder

    Amigo Marcondes! Extermamente Filosófico neste post!!! Parabéns.

    Vai ai meu costumeiro comentario e contraponto:

    Quem de nós não nos vestimos de artistas, quem de nós não representamos uma peça teatral, ou talvez um espetácuo circense. Quem de nós, de posse de suas sãs faculdades mentais, não se obriga a mascaras cotidianas.

    O importante Marcondes, alem de tentar livrar-se delas, e procurar ser autentico é a firmeza de princípios, pois, acredito que todos nossos cacos, por insignificante que sejam, fazem parte de um todo chamado personalidade. Não podemos negar nossos princípios, em qualquer ato teatral que ensejamos.

    Enfim, meu irmão, o que temos é que sermos os autores de nossas próprias peças, nossos livros novelas, filmes, formando uma vida, que ao cabo de sua interpretação nos leva a um degrau mais alto rumo a Perfeição.

    Forte abraço e boa semana.

  2. Marcondes Responder

    Estimado Sergio!
    Que bom receber teu comentário!!!
    Creio nas palavras que dizem que tudo debaixo do sol é vaidade.
    A vaidade me leva a querer ser o que me parece ser melhor do que sou, mesmo quando o que sou já me seria suficiente para ser muito feliz. Mas a vaidade me leva a representar a personagem que penso ser bem melhor do que esse que penso ser.

    Creio que são muitos os que se quer tem uma boa noção do que, em verdade, são, pois se a tivessem, apenas viveriam. Se volto a mim a minha própria crítica; não estaria eu mesmo buscando o melhor pensamento ou a melhor resposta para lhe dar por pura vaidade?

    Entendi bem a tua colocação. Representar, provavelmente, é parte integrante da identidade humana. Concordo com isso! Creio que veio junto com a maçã dada a Eva que a repassou para Adão!

    E aqueles ou aquelas que se deixam arrebatar pela personagem representada pelo outro, não estariam, também, alimentando suas próprias vaidades?
    Quantos são os que mesmo tendo cosnciência de que estão sendo iludidos, preferem manter a farsa, apenas para serem felizes por algum tempo?

    Talvez seja melhor ser conquistado por uma personagem do que passar as noites acordado contemplando o teto do quarto, consumindo-se em sonhos que nunca se realizam! Com certeza o número de inocentes não deve ser grande, nem no palco, nem na platéia. O único problema é que, muitas vezes, depois da peça, voltamos para o mesmo lugar de onde havíamos partido.

    O que me parece mesmo é que: contentar-se com uma imagem será sempre um paliativo. Possivelmente, comum e natural, mas um paliativo. Não sei também se eu ou se algum entre nós humanos, com excessão feita aos Santos, temos condições de chegar a tão alta iluminação, de modo que possamos ser realmente autênticos em todas as circunstâncias.

    No desejo que tenho de exercitar meus neurônios, tomo isso como inspiração para a busca do ser ideal. Pensar no assunto, não me trás uma resposta imediata, todavia, há uma chance de que me indique a direção a seguir nessa busca sem fim pela verdade.

    A essa altura, é oportuno pensar que toda certeza é precedida de uma grande confusão, muito fácil de se perceber quando se está nela, muito difícil saber quando já se saiu dela.

    Uma excelente semana pra você também!!

    Marcondes.

    • Sergio Responder

      Marcondes,

      Esse é o grande barato!

      O Exercício dos neurônios, sermos livres pensadores, não admitirmos verdades formatadas ou embrulhadas para presente.

      Ótimas estas nossas “conversas”, mas que dá uma impressão que somos extra terrestres, isto dá rsrsr

      Abraços

      • Marcondes Responder

        Boa!!!
        Gostei!
        Tive uma professora no curso elementar, há uns 45 anos que disse algo que nunca me esqueci, quanto mais se sabe, mais só se fica.
        Valeu meu amigo extraterrestre!!
        Bem vindo ao clube.
        Abração!!
        Marcondes.

  3. Carlos Morelli Responder

    O que voces andaram bebendo???? Dá uma dica. Tenho dois neuronios e eles estão incomunicáveis ultimamente. Muito boa a inspiração da dupla.

    • Marcondes Responder

      Estimado Morelli!
      Creio que fomos além, cheiramos cola e depois comemos a lata.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Filosofar implica em deixar o pensamento voar, mas às vezes ele sai de órbita.
      Grande abraço,
      Marcondes.

  4. Aldeci Responder

    Marcondes, você está muito mais filosófico hoje que antes. Talvez você já o era, mas a turbulência do trabalho não o permitia explorar esse seu lado. Parabéns pelo texto e grande abraço.

    • Francisco C. Marcondes Responder

      Estimado Aldeci!
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Vou acrescentar o Roberto Spada na lista do Blog, obrigado pela dica.
      Não sei se já sou, mas gostaria mesmo de ser um filósofo.
      Com certeza tenho tido mais tempo para investirm nisso.
      Espero que vc e tua família estejam muito bem.
      Um grannnnde abraço.
      Marcondes.

Deixe uma resposta