Logo-grupo-cimm

Marketing para quê?

Marketing consiste no conjunto de ações que sirvam para demonstrar a um público objetivo, o quanto se é apaixonado por ele. Tais ações devem ser praticadas até o ponto em que esse público passe a corresponder, ao menos satisfatoriamente, ao esforço despendido em busca de agradá-lo, pois se tal paixão for custar a vida do apaixonado é melhor procurar um novo amor.

Ações de marketing bem executadas servem para demonstrar o quanto esse público objetivo é importante para o executor de tais ações. E tudo isso para quê? Para conquistar a condição de predileto, de eleito, de escolhido.

Como na conquista de um grande amor, marketing requer zelo, educação, atenção aos detalhes, cuidado, gentileza, delicadeza, paciência, respeito, confiança, sinceridade, presteza, ética, finesse, comprometimento, proatividade, surpresas agradáveis, presentes, obstinação, lembrança, gratidão, enfim, tudo aquilo que se espera encontrar em um príncipe apaixonado, que busca pela predileção e fidelidade da bela adormecida.

Se ao ler a lista acima você já se cansou, ainda não está preparado para se tornar uma lenda no marketing. À primeira vista pode parecer um custo muito elevado, porém, quem pensa assim, certamente nunca terá o prazer de provar dos lábios da mulher mais bela do mundo.

Exceto masoquistas, pessoas bem tratadas costumam corresponder ao tratamento recebido, pessoas super bem tratadas, na grande maioria das vezes, tornam-se fiéis, defensores, devotos, propagandistas, evangelistas daquele que os cativou. Pessoas nesse estado de espírito valorizam mais o relacionamento do que o custo por mantê-lo. Não será uma oferta de preço menor que os irá arrebatar.

Em geral, todo ser humano ama ser bem tratado, pois assim o merece. O grande desafio é consolidar na empresa uma cultura que faça com que todo e qualquer funcionário pratique marketing de coração, pois, um amor fingido em pouco tempo será desmascarado e não tardará a vingança e a traição por parte daquele que se sentir enganado. O problema é que a maioria dos empresários não consideram o marketing, como o deveriam. Muitos o tomam da empresa para fora e não ao contrário. Alguns fazem de tudo para os clientes externos, porém, não cuidam devidamente do público interno, que é justamente quem fará o atendimento daqueles que deveriam se surpreender com um atendimento superior. Outros ainda, se esquecem de praticar a mesma filosofia com sua rede de fornecedores e assim por diante. O verdadeiro marketing, não pode ser tratado em apenas uma ou duas perspectivas, mas sim de modo holístico e universal. Deve ser um modo de vida. É possível que os recursos momentâneos limitem as ações apenas a uma direção, contudo, como filosofia e intenção deve contagiar em todas as direções.

Todos estão sujeitos às mesmas intempéries do mecado, porém, ao se ajustar a oferta àquilo que corresponda às reais necessidades e desejos (talvez até às fantasias) do cliente, ao se praticar um preço, que se justifique pelo nível de atendimento e serviços oferecidos, ao se cumprir todas as promessas feitas durante a negociação e dando ao cliente um tratamento diferenciado, quase sempre isso resultará em um relacionamento mutuamente feliz.

É comum empreendedores procurarem conselhos com os especialistas em marketing, com o propósito de melhorarem o desempenho de suas respectivas vendas. Ocorre que uma empresa não vive só de marketing. Problemas podem ocorrer em outras áreas que estejam sob jurisdição e competência de outras gerências, como produção, recursos humanos, finanças, TI (Tecnologia da Informação), etc. Contudo, se o problema estiver, mesmo, em marketing, a solução estará na melhor gestão de um ou mais dos 4 Ps (Product, Price, Place and Promotion) conforme preconizado por autores Americanos, ao tratarem do mix de marketing, que eu, particularmente, prefiro distribuir em: Produto, Preço, Promoção, Propaganda, Publicidade, Distribuição e Venda Pessoal. Procurarei tratar de cada um deles em posts futuros.

Se você leu e gostou, compartilhe com seus amigos!!!

Antecipadamente agradeço,

Marcondes (11/09/2012)

Gostou? Então compartilhe

8 comments on “Marketing para quê?”

    • marcondes Responder

      Prezado Diego!
      Fico feliz que tenhas gostado.
      Espero que te sirva como suporte para boas reflexões.
      Grande abraço e obrigado pela visita.
      Marcondes.

  1. Edilson Alves Responder

    Boa tarde amigo Marcondes.

    Muito boa e esclarecedora essa matéria, espero estar fazendo um bom Marketing de minha empresa e dos meus serviços e produtos.

    Aguardando o complemento da matéria sobre o seu MIX DE MARKETING

    Ósculo Santo!!!

    • marcondes Responder

      Estimado Edilson!
      Me agrada saber que você gostou do texto.
      Costumo dizer aos meus alunos que minha carreira tem um divisor de etapas, antes e depois do marketing.
      Espero que a sequência do assunto possa te agradar também.
      Grande abraço!!
      Marcondes.

  2. Sergio Responder

    Prof. Marcondes.

    Meu amigo, voce me remeteu aos bancos da Universidade São Marcos, onde fazíamos verdadeiras farras com suas invenções sobre trajes country, nariz de palhaço, chapéus e tudo mais!!

    As aulas nos prendiam a atenção e nos (me *) estigava na busca de maiores conhecimentos, de aprofundamento.

    *(me) Porque ja era maduro, com mais de 40, então o entendimento das coisas eram muito mais faceis.

    Como temos que ser livres pensadores e mormente por ser pragmático o que mais me chamou a atenção esta na frase de “custar a vida do apaixonado”.

    Trabalhando em um sistema “make to order” ou na prestação de serviços, seus interlocutores também tem que estar dispostos a um flerte para um relacionamento sério, o que muitas vezes pode ser confundido com promiscuidade.

    Tenha certeza de uma coisa: Tenho muitos referencias positivos na minha vida. “Aprendi a aprender” com os acertos e eroos dos outros. Com voce aprendi e estou aprendendo os acertos.

    Forte abraço, meu respeito e saudade.

    • marcondes Responder

      Querido Sergio!
      Você me trouxe boas recordações e me plantou um sorriso no rosto.
      Também tenho saudades.
      Ainda mantenho comigo algumas fotos daqueles bons tempos.
      Me sinto honrado com tuas palavras. Minha paixão pelo ensino e pelos alunos parece estar valendo a pena.
      Muito obrigado por ser meu seguidor. Continuarei me esforçando para escrever bons textos.
      Grannnnnnde abraço e não se esqueça de ser feliz!!!
      Obrigado por ter sido meu aluno.
      Marcondes.

    • marcondes Responder

      Grannnnde Tatiana!
      A revista já foi para a gráfica.
      Quando estiver pronta pretendo te fazer uma visita e te levar alguns exemplares.
      A foto ficou muito legal.
      Não perca meus próximos posts, tchan tchan tchan tchan!!!!!!!!
      Surprezas virão!!
      Grande abraço a todos vocês!
      Me sinto honrado em te-la como seguidora do meu blog.
      Bjs.
      Marcondes.

Deixe uma resposta