Logo-grupo-cimm

O descanso já é nobre por si só!

Criado sob a égide de que o trabalho enobrece o homem, convicto de que é com o suor do rosto que se ganha o pão, ciente de que a competição pela vida se vence fazendo mais, treinando mais, estudando mais, se dedicando mais, caprichando mais. Torna-se o homem tão disponível ao trabalho, e por tanto tempo, que tal disponibilidade acaba por consolidar-se em obrigação. Cada indivíduo é um átomo ativo do capitalismo. Afinal, alguém precisa acelerar a economia. Quanto mais ocupado maior o status, maior a autoridade, mais elevados os ganhos financeiros, maiores são as posses, maior o poder de sedução, maiores as concessões para a vaidade. Nascido para vencer, para vingar-se da origem singela, para saciar a fome antiga, para convencer o mundo sobre sua superioridade e poder de liderança, não há tempo a perder, nem a socializar. O êxito profissional requer planejamento, organização, direção e controle. Mas, seria só ele o requerente de tais ações? E a vida, essa que é única, a esfriar o café, a empoeirar as esperanças, a sacrificar convívios, a embaçar a visão, a ensurdecer os ouvidos, a criar sulcos na face, a pratear os cabelos e a perder o sábado. Esse que um dia já foi consagrado ao descanso e à adoração!

Gostou? Então compartilhe

17 comments on “O descanso já é nobre por si só!”

  1. Valéria Responder

    Na verdade a nossa vida profissional e pessoal tem que andar lado a lado. Mas em certa altura da vida temos que fazer uma escolhe entre uma delas. Já tive que fazer essa escolha e não me arrependo, escolhi pela minha vida e hoje estou colhendo os frutos.

    • Marcondes Responder

      Olá Valéria!
      Obrigdao pela visita e pelo comentário.
      Equilíbrio, essa é a ação que muitos deixam de praticar.
      A felicidade se completa não apenas com o êxito profissional. É preciso ser um marido ou esposa exitosos, é preciso ser pai ou mãe exitosos, ser um filho ou filha exitosos, amigoou amiga exitosos e assim por diante. Foco demais em uma mesma dimensão, faz faltar foco em outra também importante.
      Tudo começa quando as pessoas chegam à conclusão de que para vencer profissionalmente é preciso entregar-se de corpo e alma ao trabalho. Tudo pode esperar. Ocorre que depois de algum tempo se tornam vicidados em trabalho e não sabem mais onde se desliga a chave.
      Fico muito feliz que isso não ocorra com você.
      Posso dizer que também escapei disso, mas saí esfolado.
      Grande abraço e mais uma vez obrigado pela visita e pelo comentário.
      Marcondes.

  2. Cássio Responder

    A vida profissional as vezes virá uma obsessão em busca de dinheiro que esquecemos dos valores da vida como a saúde,família,amizades e também passando por cima de colegas de trabalho, se tornado assim difícil o trabalho em equipe.

    • Marcondes Responder

      Olá Cássio!
      Obrigado pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que compartilhe desse pensamento.
      Creio que ao insistirmos nessa visão de que é preciso equilibrar a distribuição do tempo entre família, trabalho, amigos, lazer, contribuimos para que pessoas que estejam ao nosso redor comecem a ver a vida sob melhores perspectivas. No mínimo àquelas pessoas para quem somos referência começarão a refletir sobre os desdobramentos provenientes da concentração, em excesso, em uma única atividade.
      Mais uma vez obrigado pela visita.
      Grande abraço.
      Marcondes.

  3. Vinicius Responder

    Equilibrio!! Equilibrar a balança, pensar e temporizar as coisas!
    A vida é muito mais, belo texto Marcondes.

    • marcondes Responder

      Olá Vinícius!
      Obrigado pela visita e pelo comentário!
      É sempre bom poder manter contato contigo!
      Há certas coisas na vida que às vezes nos custa anos até aprender, porém, quanto mais jovens nos damos conta dessas coisas, melhor proveito teremos da vida.
      Um grande abraço!!!
      Marcondes.

  4. Jacilda Pedroni Responder

    Parabéns pela matéria! Ser flexível e definir prioridades, é fundamental para o sucesso pessoal & profissional. Na gangorra da vida vão existir momentos em que esta gangorra penderá mais para um dos lados. E isto é normal. Assegurem-se através de uma cominicação, confiável, transparente e fluída em ambos os lados.

    • marcondes Responder

      Olá Jacilda!
      Obrgado pela visita ao Blog e pelo comentário!
      Dizem que certos ensinamentos não se ensinam, se aprendem.
      Minha experiêcia, no entanto, tem me motivado bastante. Tenho compartilhado certos pontos de vista, com alunos e colegas de profissão, mais jovens, e tenho recebido vários comentários animadores.
      Alguns destes inclusive estão fora do país, fazendo sucesso profissional e sendo felizes junto de suas famílias.
      Acredito que todos nós vivemos em busca de algo que nos faça sentido e quando o encontramos, somos capazes de mudar o rumo dos acontecimentos.
      A propósito, tenho um amigo que admiro muito chamado Wilson Pedroni, por acaso você o conhece?
      Mais uma vez, obrigado pela visita!
      Volte sempre!
      Marcondes.

  5. Jacilda Pedroni Responder

    Olá Marcondes,
    Fico grata por sua resposta. Costumo dizer que: quem atua com paixão, cria o seu diferencial e alça vôo profissional com mais facilidade. Com respeito ao Wilson Pedroni – Infelizmente, não o conheço, mas, com certeza apreciaria muito ter uma oportunidade para conhecê-lo.Abs, Jacilda Pedroni

    • marcondes Responder

      Olá Jacilda!
      Agradeço por suas palavras.
      Dizem que o sonho é o combustível da vida e se assim o for, provavelmente, a paixão é a faísca incandecente. Muitos pensadores dizem que o êxito reside em fazer o que se gosta ou aprender a gostar do que se faz.
      O Wilson Pedroni era diretor industrial na Sandvik do Brasil, empresa onde trabalhamos juntos por muitos anos. Atualmente ele mudou-se para Taubaté, recebeu um convite e aceitou um novo desafio em uma empresa chamada Cooper Cameron.
      Conversamos antes da mudança, mas já faz algum tempo que não nos falamos. Ele morou em Santo André por muito tempo.
      Assim que encontrá-lo comentarei sobre você. Talvez sejam parentes distantes.
      Até então ele era o único Pedroni da minha lista de amigos.
      Mais uma vez obrigado pela visita.
      Abraço!
      Marcondes.

      • Jacilda Pedroni Responder

        Olá Marcondes, Concordo plenamente neste quesito com você. Quando se faz o que se gosta, nossa visão inconciente sobre os problemas a serem resolvidos em nosso ambiente de atuação, se alteram para desafio. Transforma-se então em uma palavrinha mágica, chamada motivação. Isto nos induz a busca de resultados excepcionais. Obs.: Agradeço e estou aberta para uma aproximação junto ao Wilson Pedroni. Já há alguns anos, a Personnel Support desenvolveu projetos seletivos para Cooper Cameron, empresa que atua fortemente com equipamentos para exploração marítima. Se não me engano, é a única que faz Arvore de Natal/Marítima. Abs, Jacilda Pedroni.

  6. Edilson Alves Responder

    Boa tarde e semana de gratas surpresas!!!

    De imediato me lembrei de Eclesiastes 3 ” Há tempo para todas as coisas…

    Esse é um principio estabelecido pelo Senhor, precisamos trabalhar é claro, e se não for assim vamos ser eliminados nesse grande contexto socialista, mas também precisamos de qualquer maneira deixar um tempo para nossa família, para nossos amigos, para apreciar as belas coisas que a vida pode nos proporcionar e também tempo para o Senhor! Há tempo para todas as coisas…

    Deus te abençoe!!!!

    • marcondes Responder

      Olá Edilson!
      Há uma passagem no velho testamento onde se relata que um homem foi apedrejado até a morte por ter ido apanhar lenha no sábado.
      O próprio Deus reservou o sábado para descansar, creio que pessoas que trabalham ininterruptamente se julgam acima Dele ou se o fazem por ignorância, ainda assim O ofendem.
      Tudo é uma questão de hábito, separar um tempo para o deleite do convívio familiar, para o descanso e a contemplação da natureza é imprescindível ao equilíbrio emocional de uma pessoa.
      Mais uma vez obrigado pela amizade e pela visita!
      Grande abraço.
      Que Deus te abençoe e guarde!
      Marcondes.

  7. Marcelo Hirai Responder

    Olá Marcondes!

    Não dá mais para deixar de acessar esse blog rs! Tenho comentado com meus colegas de trabalho sobre seus textos aqui, vários entraram no mesmo dia a gostaram demais!

    Mas seu texto fez lembrar a frase de Dalai Lama, onde ele fala que fica surpreendido com os homens, pois estes perdem a saúde para ganhar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.

    Grande abraço!

    • marcondes Responder

      Estimado Marcelo!
      Fico muito feliz em saber que meus textos seguem te agradando e também por me ajudar a expandir as mensagens do blog aos seus colegas.
      O que disse Dalai Lama faz muito sentido, não faltam exemplos de que isso é uma grande verdade.
      Segundo Willian Blake, um homem convencido contra a sua própria vontade, ainda tem a mesma opinião.
      A expectativa é que, ao deparar-se com uma mensagem que lhe faça sentido o homem possa encontrar a vontade necessária para transformar-se em uma pessoa melhor.
      Grande abraço a você e aos seus colegas!!
      Muito obrigado pela visita!
      Marcondes.

  8. Jaimar Azevedo Responder

    Jacilda,
    Excelente texto, andamos tão ocupados que deixamos o descanso, a família, os amigos, etc, de lado.
    Falei de você hoje para uma amiga que trabalha com RH.
    Obrigado por tudo.
    Beijo.

  9. Leonardo Pereira Responder

    Do fundo do coração este texto é belíssimo: não tenho palavras para comentar a profundidade dessas palavras.

Deixe uma resposta