Faça da tua vitrine uma isca viva! (Parte II)

Uma vitrine montada sem vida, em cores apagadas, onde os produtos já estão lá juntando poeira a algum tempo e sem qualquer movimento, funciona como uma isca morta, inerte. Ela só poderá atrair clientes menos exigentes, mais sedentários, quem sabe, menos abastados, de couro grosso, que acham o que procuram comprar, por mero acaso. Nossa! Acho que exagerei agora!

Em contrapartida, uma vitrine dinâmica, com algo (dispositivos, luzes, mecanismos, etc)  em movimento, com as cores da moda, com disposições que mudam constantemente, acaba chamando mais atenção dos clientes que passam pelos corredores, ruas ou avenidas. A atenção é despertada não por mero acaso, mas porque houve um planejamento para que isso ocorresse. Tais vitrines acabam atraindo clientes mais dinâmicos, mais ativos, mais exigentes, mais “escamosos” (Nossa! Essa foi de doer!) mas que, por outro lado, estão dispostos a pagar mais pelo que lá encontrarem.

Hoje em dia, principalmente nos pesqueiros, há pescadores que adicionam, leite Ninho, Ovomaltine, Groselha, cachaça envelhecida, ração de coelho e tantas outras sofisticações, que preparar iscas é quase uma arte à parte, um ritual. Porém, tudo vale a pena para atrair aquele peixe específico que se deseja fisgar, pois isca para dourados é diferente da isca para tilápias e assim por diante.

Uma vitrine deve ser tratada com o mesmo zelo. Cada peça deve ser estrategicamente posicionada, as cores, o layout, em fim, tudo deve ter um porquê, uma razão para ser posicionado aqui e não ali, a essa altura e não naquela, com essa cor e não com a outra. O estilo, a aparência deve se alinhar com o perfil do cliente que se quer fisgar, ou melhor, atrair.

Nas feiras de bens industriais, uma FEIMAFE – Feira Internacional de Máquinas e Ferramentas, por exemplo, muitas vezes quem monta as vitrines, ou seja, os expositores, de muitas empresas, são os próprios vendedores, assistentes técnicos, às vezes estagiários, ou ainda o pessoal do treinamento técnico ou de marketing. Todos esses podem conhecer muito sobre a aplicação dos produtos, sobre as respectivas condições de uso, sobre argumentações de venda, porém, muito pouco conhecem sobre “VITRINE”. (Continua no próximo post)

2 comments on “Faça da tua vitrine uma isca viva! (Parte II)”

  1. Eliana Pyhn Responder

    Achei excelente o texto. Muito pertinente com toda a realidade do mercado, pois o que vemos realmente é isso, o pessoal nao sabe destacar seus produtos adequadamente, e, todos perdem com isso.

  2. Marcondes Responder

    Olá Eliana!
    Obrigado pela visita ao Blog e pelo comentário!
    Profissionalmente, em tudo aquilo que nos coloca frente ao cliente, nada deveria ser por caso.
    Cada ação deve ter um propósito, uma razão de ser.
    Creio que muitos gestores fazem muitas coisas por fazer.
    Cada ângulo, cada espaço em uma vitrine deve ser ocupado com um determinado propósito.
    Dedicar-se à vitrine é o mesmo que dedicar-se ao cliente, que ao encontrar uma vitrine muito bem montada e inteligente, fica mais feliz, talvez até inconscientemente, ma se sente melhor ao ver que algo foi feito pensando nele, percebendo que foi feito para que ele, cliente, pudesse apreciar melhor.
    Penso que ao fazer isso, estamos abrindo as portas para um volume maior de vendas.
    Mais uma vez obrigado pela visita e pelo comentário!
    Marcondes.

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