Alguns toques para manter a etiqueta

No primeiro contato com um potencial comprador, este será o momento de estabelecer vínculo e conquistar a simpatia e a atenção dele. A abordagem deve ser consistente e embasada em argumentações bem planejadas, elaboradas com base em fatos que tenham a ver com o tipo de cliente e sua respectiva linha de produção.

Segundo especialistas no assunto, uma boa aparência masculina é composta por cabelos curtos e bem cortados, barba bem feita ou bem aparada, camisa de cor clara, unhas aparadas, sapatos pretos, maleta nova ou com aparência de nova. Se para o trabalho for recomendado o uso de terno ou blazer, recomenda-se os de cor mais escura, como o azul marinho ou o cinza escuro. Se utilizar algum perfume ou colônia, que seja discreto. Tudo o que for muito extravagante pode fugir da discrição e da elegância.

Se o especialista for uma mulher, uma boa aparência feminina é composta por cabelos curtos, naturais, ou bem tingidos, pouca maquiagem, tailleur (saia e blusa do mesmo tecido), ou roupas clássicas em geral, adornos discretos (jóia ou bijuteria), sapato clássico de salto médio, pouquíssimo ou nenhum perfume e meia fina. Obviamente, essas recomendações servem para a mulher que atuará visitando os escritórios onde ficam os departamentos como o de suprimentos e a engenharia, por exemplo, pois se esta for visitar o chão de fábrica, todas as recomendações de segurança feitas pelos departamentos competentes dos próprios clientes, deverão ser observadas.

Em muitas ocasiões, o especialista precisará visitar a linha de produção e para isso deverá estar adequadamente vestido com os devidos EPIs (Equipamento de Proteção Individual), seguindo o que for exigido pelo departamento de segurança. Ao visitar as instalações de um cliente, às vezes a fábrica, às vezes o escritório, nunca se sabe com quem se poderá encontrar pelo caminho, talvez um operador de máquinas ou, quem sabe, o diretor industrial, por isso é interessante que a roupa seja versátil o suficiente para passar uma boa imagem em qualquer uma destas situações. EPIs em bom estado denotam cuidado e zelo.

Nada causa pior impressão do que uma pessoa desorganizada. A organização é uma virtude que se deve cultivar, mantendo o material organizado e alocado racionalmente na bagagem (amostras, folhetos, lista de preços ou iPad, ou laptop, etc.). Tudo deve ser previamente preparado para estar à mão à medida que a necessidade de uso surja. A filosofia de limpeza e organização deve seguir critérios semelhantes na organização do veículo de trabalho, pois nunca se sabe quando o cliente pegará uma carona, por exemplo, para ir até o restaurante.

 

2 comments on “Alguns toques para manter a etiqueta”

    • marcondes Responder

      Prezado Jorge!
      Me perdoe a demora em responder. Tive duas semanas muito sobrecarregadas, apesar do feriado prolongado.
      Agradeço pela visita e pelo comentário.As mensagens e fedd backs sempre me animam a escrever mais e melhor.
      Grande abraço e volte sempre.
      Marcondes.

Deixe uma resposta