Monthly Archives: maio 2011

Marketing de Relacionamento

É oportuno falar sobre marketing de relacionamento, pois tudo na vida em que se queira alcançar bons resultados e dependa das interações humanas envolve relações interpessoais. Um bom relacionamento, por exemplo, pode levar um cliente a ser mais aberto e transparente e até mais tolerante no caso de uma eventual falha do fornecedor, porém, bons relacionamentos não devem ser construidos com este propósito, deve ser sim um desdobramento de um corportamento ético, responsável e profissional.

Read More

Sobre as Sensações

Os sentidos são frutos dos contrastes.

Originam-se da capacidade de certos órgãos em captar impulsos que se destacam de uma base de referência homogênea, sobreposições que se distinguem em formas, matizes, odores, saliências, depressões, asperezas, viscosidades, contatos e sopros que tocam a pele em diferentes intensidades, sabores que divergem do gosto neutro da saliva, ecos e ressonâncias díspares da freqüência natural dos tímpanos.

Read More

Ocupado demais para fazer visitas e participar de seminários [ parte 2]

Sindicatos industriais e associações de classe já cumprem o papel de agregar empresas e profissionais de interesse comum para a organização de feiras,formação de colegiados, defesa de interesses comuns junto ao governo, normatizações técnicas, viagens de negócios, entre outros temas, porém atuam mais no nível patronal. Os engenheiros e técnicos de carreira, em sua maioria,vivem uma vida de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Eventualmente visitam alguma feira industrial para correr com os olhos estande por estande e,quem sabe, deter-se em algum expositor que tenha algo específico que estejam procurando e, aí sim, detêm-se por mais tempo a discutir uma determinada solução.

Read More

Ocupado demais para fazer visitas e participar de seminários [ parte 1]

Muitas vezes a falta de comparação nos faz pensar que somos suficientemente bons. Esse é um dos motivos que justificam a prática do Benchmarking, técnica que consiste em um processo contínuo e sistemático de comparação da performance das organizações em suas respectivas funções ou processos, em face do que possa ser considerado referência no tema de interesse. A título de exemplo, esses tópicos podem ser: qualidade, produtividade, custos de produção, total cicle time(ciclo total de produção de um determinado produto), índice de refugo, giro de estoques, desempenho logístico, entre outros. A adoção desta prática visa não apenas a equiparação dos níveis de desempenho considerados padrão, mas também a sua ultrapassagem. A curiosidade histórica do termo vem das marcas(“marks”) que os viajantes deixavam nos bancos (“bench”) de descanso para indicar a que distância estavam de Roma (a referência).

Read More

Maximização da Qualidade: uma questão de crenças e valores

Dada a tradição na qual muitos gestores foram formados, quando se fala em melhoria de resultados há uma tendência a enxergar como alternativa única o monitoramento contínuo das atitudes da força de trabalho, seguida de posturas mais ou menos rígidas quanto ao acompanhamento de metas. O enfoque tem sido de modo geral técnico, ou seja, as ações são conduzidas pela idéia de que os trabalhadores devem agir conforme o que foi pré-estabelecido pelo pessoal encarregado do planejamento e da gestão.

Read More